Diclin com 63 Comprimidos

  • Fabricante: Merck S/A - 33069212000184
  • Categoria: Anticoncepcional
  • Princípio ativo: Etinilestradiol,Acetato De Ciproterona
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Diclin ® (acetato de ciproterona + etinilestradiol) é utilizado no tratamento de **doenças relacionadas aos hormônios andrógenos** na mulher, tais como a **acne**, principalmente nas formas pronunciadas e naquelas acompanhadas de **seborreia**, inflamações ou formações de nódulos; **casos leves de hirsutismo (excesso de pelos)** e **síndrome de ovários policísticos (SOP)**. Para o tratamento da acne, deve ser usado quando terapia tópica ou tratamentos com **antibióticos sistêmicos** não forem considerados adequados. Embora também funcione como um **contraceptivo oral**, não deve ser utilizado exclusivamente para contracepção, mas sim reservado para mulheres que necessitam de tratamento para as condições andrógeno-dependentes descritas.

  • Como este medicamento funciona?

    Diclin ® (acetato de ciproterona + etinilestradiol) é um medicamento indicado para o tratamento de doenças relacionadas aos hormônios andrógenos produzidos pelo organismo feminino. Cada comprimido revestido contém uma combinação de dois hormônios diferentes: o acetato de ciproterona (progestógeno com propriedades antiandrogênicas) e o etinilestradiol (estrogênio). O acetato de ciproterona inibe a influência dos hormônios andrógenos, permitindo tratar doenças causadas pelo aumento da produção de andrógenos ou por uma sensibilidade individual a estes hormônios. Durante a terapia com Diclin ®, reduz-se a função excessiva das glândulas sebáceas, que desempenham um papel importante no desenvolvimento da acne e da seborreia. O tratamento com Diclin ® é indicado para mulheres em idade reprodutiva que exibem formas leves de hirsutismo (excesso de pelo) e, em particular, nos casos de leve aumento de pelos faciais. No tratamento de mulheres com síndrome de ovários policísticos (SOP), Diclin ® alivia os sinais de androgenização, normaliza os parâmetros endócrinos, reduz a formação de cistos e do volume ovariano e auxilia na regularização da menstruação. Além disso, o uso correto do medicamento diminui a probabilidade de gravidez, apresentando efeitos benéficos como a redução da intensidade do sangramento menstrual e da dor durante a menstruação.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    DICLIN (acetato de ciproterona + etinilestradiol) não deve ser utilizado na presença das condições descritas a seguir. Caso você apresente qualquer uma destas condições, informe seu médico antes de iniciar o uso de DICLIN:
    histórico atual ou anterior de coágulo em uma veia da perna (trombose), do pulmão (embolia pulmonar) ou outras partes do corpo;
    histórico atual ou anterior de ataque cardíaco ou derrame cerebral;
    histórico atual ou anterior de doenças que podem ser sinal de ataque cardíaco;
    − presença de um alto risco para formação de coágulos arteriais ou venosos;
    histórico atual ou anterior de um certo tipo de enxaqueca acompanhada por sintomas neurológicos focais;
    diabetes mellitus com lesão de vasos sanguíneos;
    histórico atual ou anterior de doença do fígado;
    − uso de qualquer medicamento antiviral que contenha ombitasvir, paritaprevir, ou dasabuvir;
    histórico atual ou anterior de câncer que pode se desenvolver sob a influência de hormônios sexuais;
    história atual ou anterior de tumor no fígado;
    − presença de sangramento vaginal sem explicação;
    − se estiver usando contraceptivo

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Antes de iniciar o uso de Diclin (acetato de ciproterona + etinilestradiol), o seu médico poderá te fazer algumas perguntas sobre seu histórico médico e de seus parentes. Ele poderá também aferir sua pressão sanguínea, e dependendo de sua situação, ainda solicitar outros exames. Nesta bula estão descritas várias situações em que o uso de medicamento do tipo Diclin deve ser descontinuado, ou em que pode haver diminuição da sua eficácia. Nestas situações, deve-se evitar relação sexual ou, então, utilizar adicionalmente métodos contraceptivos não-hormonais como, por exemplo, preservativo ou outro método de barreira. Não utilize os métodos da tabelinha (do ritmo ou Ogino-Knaus) ou da temperatura. Esses métodos podem falhar, pois medicamentos do tipo Diclin modificam as variações de temperatura e do muco cervical que ocorrem durante o ciclo menstrual normal. Diclin não protege contra infecções causadas pelo HIV (AIDS), nem contra qualquer outra doença sexualmente transmissível. É recomendável consultar o médico regularmente para que ele possa realizar os exames clínico geral e ginecológico de rotina e confirmar se o uso de Diclin pode ser continuado.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    O DICLIN (acetato de ciproterona + etinilestradiol) deve ser utilizado no tratamento de doenças relacionadas aos hormônios andrógenos na mulher, como acne, hirsutismo leve e síndrome de ovários policísticos (SOP). O tratamento é indicado para mulheres em idade reprodutiva que exibem formas leves de hirsutismo, especialmente em casos de leve aumento de pelos faciais. O uso deve ser feito quando terapias tópicas ou tratamentos com antibióticos sistêmicos não forem adequados. A terapia deve ser retirada de 3 a 4 ciclos após a condição ter sido resolvida. Não deve ser utilizada exclusivamente para contracepção.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O medicamento DICLIN (acetato de ciproterona + etinilestradiol) não deve ser utilizado na presença das seguintes condições: histórico atual ou anterior de coágulo em veias, ataque cardíaco ou derrame cerebral; doenças sinalizando ataque cardíaco ou derrame; alto risco para formação de coágulos; certo tipo de enxaqueca com sintomas neurológicos; diabetes mellitus com lesão de vasos; doenças do fígado; uso de medicamentos antivirais específicos; câncer que pode se desenvolver sob a influência de hormônios; tumor no fígado; sangramento vaginal sem explicação; uso de contraceptivos hormonais; suspeita de gravidez; amamentação; hipersensibilidade a componentes do medicamento; meningioma ou histórico de meningioma. Se qualquer uma dessas condições ocorrer durante o uso, o medicamento deve ser descontinuado imediatamente e o médico deve ser consultado.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.