O diclofenaco colestiramina pode ser usado no tratamento das seguintes condições: Dor reumática ou degenerativa das articulações (artrite); Dor nas costas, síndrome do ombro congelado, cotovelo de tenista e outros tipos de reumatismo de tecidos moles; Crises de gota; Entorses, distensões e outras lesões; Dor e inchaço após a cirurgia; Condições inflamatórias dolorosas em ginecologia, incluindo períodos menstruais doloridos; Dor causada por câncer.
Como este medicamento funciona?
Este medicamento chama-se diclofenaco colestiramina e está na forma de cápsulas gelatinosas duras. O diclofenaco colestiramina pertence a um grupo de medicamentos chamados anti-inflamatórios não-esteroidais (AINEs), usados para tratar dor e inflamação. Alivia os sintomas da inflamação, como inchaço e dor, bloqueando a síntese de moléculas (prostaglandinas) responsáveis pela inflamação, dor e febre. Não tem efeito na causa da inflamação ou febre. Vinte minutos após a administração de uma cápsula, já se pode detectar concentrações do fármaco no sangue, e a concentração máxima é alcançada em cerca de 1,25 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não pode tomar este medicamento se: for alérgico (hipersensível) ao diclofenaco ou a qualquer outro componente da formulação; já teve reação alérgica após tomar medicamentos para tratar inflamação ou dor; tem úlcera no estômago ou no intestino; tem sangramento ou perfuração gastrintestinal; sofre de insuficiência hepática ou renal; tem insuficiência cardíaca grave; estiver nos últimos três meses de gravidez. Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com doença grave no fígado ou nos rins, e insuficiência cardíaca grave.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Siga todas as instruções do seu médico cuidadosamente. Elas podem diferir das informações gerais desta bula. Tenha especial cuidado com diclofenaco colestiramina: se você tiver doença no coração ou nos vasos sanguíneos, o tratamento não é recomendado; se você tiver fatores de risco significativos para doença cardiovascular, não deve aumentar a dose acima de 100 mg por dia. É importante tomar a menor dose que alivia a dor e/ou inchaço durante o menor tempo possível. Informe ao seu médico se você tem condições como asma, problemas gastrintestinais, insuficiência renal ou problemas no fígado.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O diclofenaco colestiramina deve ser utilizado conforme as instruções do seu médico. Siga todas as instruções cuidadosamente, pois elas podem diferir das informações gerais desta bula. Em geral, é importante tomar a menor dose que alivia a dor e/ou inchaço e por menor tempo possível para diminuir o risco de reações adversas. Não exceda a dose recomendada e não utilize o medicamento por um período maior do que o especificado sem consultar seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar o DICLOFENACO COLESTIRAMINA, tome-a assim que lembrar. Se estiver próximo do horário da próxima dose, não tome a dose esquecida e continue com o esquema habitual. Não tome uma dose dupla para compensar a dose que você esqueceu.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O diclofenaco colestiramina pode causar os seguintes males: reações alérgicas como asma, secreção nasal, rash cutâneo, inchaço do rosto e extremidades. Também pode provocar úlcera no estômago, sangramento gastrintestinal, e síndromes cardiovasculares em pacientes com doença cardíaca estabelecida ou fatores de risco. Além disso, há o risco de reações cutâneas alérgicas graves e problemas nos rins e fígado se usado por tempo prolongado.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não tome este medicamento por período maior do que está recomendado na bula ou recomendado pelo médico, pois pode causar problemas nos rins, estômago, intestino, coração e vasos sanguíneos. Se a qualquer momento enquanto estiver tomando diclofenaco colestiramina você apresentar qualquer sinal ou sintoma de problemas com o seu coração ou vasos sanguíneos, como dor no peito, falta de ar, fraqueza, ou fala arrastada, informe ao seu médico imediatamente.