Este medicamento pode ser utilizado no tratamento de curto prazo das seguintes condições: dor e inflamação no pós-operatório; entorses, distensões e outras lesões; dor articular degenerativa (artrite); crises de gota; dor nas costas, síndrome do ombro congelado, cotovelo de tenista e outros tipos de reumatismo de tecidos moles; condições inflamatórias dolorosas em ginecologia, incluindo períodos menstruais; infecções do ouvido, nariz e garganta. Respeitando os princípios terapêuticos gerais de que a doença básica deve ser adequadamente tratada. Febre isolada não é uma indicação.
Como este medicamento funciona?
O diclofenaco potássico pertence a um grupo de medicamentos chamados anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), usados para tratar dor e inflamação. O diclofenaco potássico alivia os sintomas da inflamação, tais como dor e inchaço, bloqueando a síntese de moléculas (prostaglandinas) responsáveis pela inflamação, dor e febre. Não tem nenhum efeito na causa da inflamação ou febre. O diclofenaco potássico possui rápido início de ação, tornando-o adequado para o tratamento de estados dolorosos e/ou inflamatórios agudos.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não pode tomar este medicamento se: for alérgico (hipersensibilidade) ao diclofenaco ou a qualquer outro componente da formulação; já teve reação alérgica após tomar medicamentos para tratar inflamação ou dor; tem úlcera no estômago ou no intestino; tem sangramento ou perfuração no estômago ou no intestino; sofre de insuficiência hepática ou renal; tem insuficiência cardíaca grave; está nos últimos três meses de gravidez; é contraindicado para menores de 14 anos; suspeita de dengue, pois pode aumentar o risco de sangramentos; tem problemas no estômago.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de usar este medicamento, é importante seguir todas as instruções do seu médico cuidadosamente, pois elas podem diferir das informações gerais contidas nesta bula. Tenha especial cuidado com diclofenaco potássico se você tiver doença no coração ou nos vasos sanguíneos, já que o tratamento com diclofenaco potássico geralmente não é recomendado nestes casos. Informe ao seu médico se você tem fatores de risco significativos ou já teve problemas gastrintestinais, insuficiência hepática, renal ou outras condições listadas, como hemorragias ou distúrbios de sangue. Além disso, diclofenaco potássico pode reduzir os sintomas de uma infecção, dificultando a detecção e o tratamento adequado. Este medicamento não é indicado para crianças abaixo de 14 anos, com exceção de casos de artrite juvenil crônica, e seu uso em gravidez deve ser discutido com o médico. Pacientes idosos devem seguir cuidadosamente as recomendações médicas e relatar efeitos indesejáveis.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O DICLOFENACO POTÁSSICO é indicado para o tratamento de curto prazo das seguintes condições: dor e inflamação no pós-operatório, entorses, distensões, dor articular degenerativa (artrite), crises de gota, dor nas costas, síndrome do ombro congelado, cotovelo de tenista, condições inflamatórias dolorosas em ginecologia (incluindo períodos menstruais), e infecções do ouvido, nariz e garganta. É importante respeitar os princípios terapêuticos gerais e garantir que a doença básica seja adequadamente tratada. Não deve ser utilizado em caso de febre isolada.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de tomar este medicamento, recomenda-se que o faça assim que lembrar. No entanto, se já estiver próximo do horário da próxima dose, deve-se pular a dose esquecida e continuar com o esquema de dosagem regular. Não tome o dobro da dose para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O diclofenaco potássico pode causar os seguintes males: reações alérgicas, incluindo asma, secreção nasal, rash cutâneo, angioedema; úlcera no estômago ou intestino; sangramento ou perfuração no estômago ou intestino, resultando em sangue nas fezes ou fezes escuras; insuficiência hepática ou renal; insuficiência cardíaca grave; e pode aumentar o risco de sangramentos em caso de suspeita de dengue. Outros cuidados incluem risco de problemas cardiovasculares, como dor no peito e falta de ar, e reações cutâneas alérgicas graves. Também pode causar danos ao fígado, sendo necessário acompanhamento médico com exames laboratoriais periódicos.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento, é necessário procurar imediatamente o médico ou a unidade de saúde mais próxima. Os sintomas de superdosagem podem incluir reações adversas graves.