O diclofenaco sódico pode ser utilizado no tratamento das seguintes condições: dor reumática ou degenerativa das articulações (artrite); dor nas costas, síndrome do ombro congelado, cotovelo de tenista, e outros tipos de reumatismo; crises de gota; entorses, distensões e outras lesões; dor e inchaço após a cirurgia; condições inflamatórias dolorosas em ginecologia, incluindo períodos menstruais; infecções do ouvido, nariz e garganta. De acordo com os princípios terapêuticos gerais, a doença de fundo deve ser tratada com a terapia básica adequadamente.
Como este medicamento funciona?
A substância ativa é o diclofenaco sódico. O diclofenaco sódico pertence a um grupo de medicamentos chamados anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), usados para tratar dor e inflamação. O diclofenaco sódico alivia os sintomas da inflamação, como inchaço e dor, bloqueando a síntese de moléculas (prostaglandinas) responsáveis pela inflamação, dor e febre. Não tem efeito na causa da inflamação ou febre. Em condições inflamatórias pós-operatórias e pós-traumáticas, o diclofenaco sódico alivia rapidamente tanto a dor espontânea quanto a relacionada ao movimento e diminui o inchaço inflamatório e o edema do ferimento.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não pode tomar este medicamento se: for alérgico (hipersensibilidade) ao diclofenaco ou a qualquer outro componente da formulação; já teve reação alérgica após tomar medicamentos para tratar inflamação ou dor; tem úlcera no estômago ou no intestino; tem sangramento ou perfuração no estômago ou no intestino; sofre de insuficiência hepática ou renal; tem insuficiência cardíaca grave; você está nos últimos três meses de gravidez; e em caso de suspita de dengue, pois pode aumentar o risco de sangramentos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Siga todas as instruções do seu médico cuidadosamente. Elas podem diferir das informações gerais contidas nesta bula. Tenha especial cuidado com diclofenaco sódico: - se você tiver doença no coração estabelecida ou nos vasos sanguíneos (também chamada de doença cardiovascular, incluindo pressão arterial alta não controlada, insuficiência cardíaca congestiva, doença isquêmica cardíaca estabelecida, ou doença arterial periférica), o tratamento com diclofenaco sódico geralmente não é recomendado; - se você tiver doença cardiovascular estabelecida ou fatores de risco significativos, como pressão arterial elevada, níveis anormalmente elevados de gordura (colesterol, triglicérides) no sangue, diabetes, ou se você fuma, e seu médico decidir prescrever diclofenaco sódico, você não deve aumentar a dose acima de 100 mg por dia, se você for tratado por mais de 4 semanas; - em geral, é importante tomar a menor dose de diclofenaco sódico que alivia a dor e/ou inchaço e durante o menor tempo possível, de modo a manter o menor risco possível de efeitos secundários cardiovasculares; - se você está tomando diclofenaco sódico simultaneamente com outros anti-inflamatórios incluindo ácido acetilsalicílico, corticoides, anticoagulantes ou inibidores seletivos da recap
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O diclofenaco sódico deve ser utilizado por via oral, sendo indicado para o tratamento de diversas condições como dor reumática ou degenerativa das articulações, dor nas costas, crises de gota, lesões e condições inflamatórias dolorosas. Siga sempre as orientações do seu médico quanto à posologia e duração do tratamento, não excedendo a dose máxima recomendada sem supervisão médica.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Este medicamento pode causar reações alérgicas como asma, secreção nasal, rash cutâneo, inchaço do rosto, lábios, língua e garganta (sinais de angioedema). Além disso, é contraindicado em casos de úlcera no estômago, sangramento ou perfuração no estômago ou intestino, insuficiência hepática ou renal, insuficiência cardíaca grave e durante os últimos três meses de gravidez. O uso prolongado pode causar problemas nos rins, estômago, intestino, coração e vasos sanguíneos. Pacientes devem ser monitorados para sinais de problemas cardíacos e podem ter dano ao fígado. Também deve-se considerar o risco de reações cutâneas alérgicas graves.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se você tomou uma quantidade maior do que a indicada de diclofenaco sódico, é importante informar imediatamente ao seu médico. Este medicamento pode causar problemas nos rins, estômago, intestino, coração e vasos sanguíneos. Além disso, nunca deve ser utilizado por período maior do que o recomendado, pois pode intensificar os riscos de efeitos colaterais.