Digestil está indicado para: distúrbios da motilidade gastrintestinal (alteração na movimentação do estômago e intestino); refluxo gastroesofágico (presença de conteúdo ácido dentro do esôfago proveniente do estômago); náuseas e vômitos de origem central e periférica (cirurgias, metabólicas, infecciosas e problemas secundários ao uso de medicamentos). Digestil é utilizado também para facilitar os procedimentos radiológicos do trato gastrintestinal.
Como este medicamento funciona?
Digestil ® é um medicamento que estimula o movimento do tubo digestivo. O tempo médio de início de ação é de 1 a 2 horas após a administração por via oral.
Quando não devo usar este medicamento?
Digestil não deve ser utilizado nos seguintes casos: - em pacientes com antecedentes de alergia aos componentes da fórmula; - quando a estimulação da motilidade gastrintestinal for perigosa, como por exemplo, na presença de hemorragia, obstrução mecânica ou perfuração gastrintestinal; - em pacientes epilépticos ou que estejam recebendo outras drogas que possam causar reações extrapiramidais, uma vez que a frequência e intensidade destas reações podem ser aumentadas; - em crianças menores de 1 ano de idade, devido ao risco aumentado da ocorrência de agitação, irritabilidade e convulsões; - em pacientes com feocromocitoma (tumor da medula da supra-renal), pois pode desencadear crise hipertensiva.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O uso de Digestil deve ser cauteloso em gestantes, crianças, idosos, pessoas que sofrem de glaucoma (aumento da pressão intraocular), diabetes, doença de Parkinson, insuficiência dos rins e pressão alta. Digestil também deve ser usado com cautela caso você tenha apresentado alergia à neurolépticos (medicamentos antipsicóticos). Gravidez e amamentação: não existem estudos adequados e bem controlados com bromoprida em mulheres grávidas. A bromoprida é excretada pelo leite materno, portanto, não deve ser administrada a mulheres grávidas ou que amamentam, a menos que, a critério médico, os benefícios potenciais para a paciente superem os possíveis riscos para o feto ou recém-nascido. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. O uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação e acompanhamento do seu médico. Populações especiais: a ocorrência de discinesia tardia (movimentos anormais ou perturbados) tem sido relatada em pacientes idosos tratados por períodos prolongados. As reações extrapiramidais (como inquietude, movimentos involuntários) podem ocorrer após uma única dose, especialmente em crianças e adultos jovens.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 ºC a 30ºC). Proteger da luz. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Agite bem o frasco antes de usar. Retire a tampa, vire o frasco e bata no fundo do frasco para iniciar o gotejamento, continuando a batê-lo levemente até obter a quantidade de gotas desejada. Utilize o gotejador conforme orientação médica ou coloque em uma colher a quantidade exata e administre a dose pela via oral (boca). A posologia recomendada é de 1 a 2 gotas por quilo de peso, três vezes ao dia. Não utilize por vias não recomendadas e siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso esqueça de administrar uma dose de Digestil, administre-o assim que possível. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As reações adversas que podem ocorrer com o uso de Digestil incluem reações muito comuns (acima de 10% dos pacientes) e comuns (entre 1% e 10% dos pacientes), mas os detalhes sobre estas reações não estão totalmente disponíveis na bula. Recomenda-se a consulta ao médico para mais informações sobre possíveis efeitos colaterais e reações adversas específicas.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?