• Home
  • Bulas
  • Digoxina Pharlab 025mg com 20 Comprimidos

Digoxina Pharlab 025mg com 20 Comprimidos

  • Fabricante: Pharlab Indústria Farmacêutica S.a. - 02501297000102
  • Categoria: Insuficiência Cardíaca
  • Princípio ativo: Digoxina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    A digoxina é indicada no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva e de certas arritmias (variação no ritmo dos batimentos cardíacos).

  • Como este medicamento funciona?

    A digoxina pertence a um grupo de medicamentos chamados glicosídeos cardíacos. Estes medicamentos aumentam a força de contração do músculo cardíaco, sendo assim usados para tratar certos problemas no coração, como insuficiência cardíaca e irregularidades no ritmo do batimento do coração.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    A digoxina não deve ser utilizada em caso de alergia à digoxina, a outros glicosídeos, ou a algum dos componentes da formulação. É contraindicada na presença de bloqueio atrioventricular completo ou intermitente, ou outros tipos de arritmias cardíacas, como: bloqueio atrioventricular de segundo grau (especialmente com histórico de Síndrome de Stokes - Adams), taquicardia ventricular ou fibrilação ventricular. Também não deve ser usada em pacientes com cardiomiopatia obstrutiva hipertrófica a menos que haja fibrilação atrial e insuficiência cardíaca concomitantes, devendo-se ter cuidado mesmo assim. Não é indicado para mulheres grávidas sem a orientação médica.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Contraindicações incluem alergia à digoxina, presença de bloqueio atrioventricular completo ou intermitente, e outras arritmias cardíacas como taquicardia ventricular ou fibrilação ventricular. Não deve ser usada em pacientes com certas doenças cardíacas e durante a gravidez sem orientação médica.

    Antes de usar este medicamento, é importante informar ao médico se você possui alguma das condições a seguir: problemas nos rins, ser idoso, uso de diurético ou inibidores da ECA, nível de cálcio alterado no sangue, doenças na tireoide, nível de magnésio baixo no sangue, doenças pulmonares, falta de ar, problemas no intestino ou estômago, se está grávida, ou se usou um glicosídeo cardíaco recentemente. Além disso, deve-se mencionar eventos como infarto recente e cirurgia de cardioversão.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Armazenar em temperatura ambiente (de 15ºC a 30°C). Proteger da luz. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    A digoxina deve ser utilizada conforme a orientação do médico, que ajustará a dose individualmente de acordo com a idade, peso corporal e função renal. As doses devem ser ingeridas no mesmo horário todos os dias e o uso de doses maiores que as prescritas pode ser tóxico. Para adultos e crianças acima de 10 anos, a dose de ataque varia de 750 a 1500 μg (0,75 a 1,5 mg). Já a dose de manutenção geralmente fica entre 125 e 150 μg (0,125 a 0,75 mg) diariamente. Para neonatos e crianças menores de 10 anos, as doses devem ser cuidadosamente ajustadas, principalmente se outros glicosídeos cardíacos foram administrados anteriormente.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    A digoxina pode causar reações indesejáveis. É importante informar ao seu médico sobre o aparecimento de reações adversas. Os principais males que podem ser associados ao uso de digoxina incluem intoxicação, que pode se manifestar por sinais e sintomas como náuseas, vômitos, e distúrbios no ritmo cardíaco. Além disso, a digoxina deve ser usada com cautela em pacientes com problemas cardíacos ou distúrbios eletrolíticos, como níveis baixos de potássio ou magnésio no sangue, que aumentam o risco de efeitos colaterais.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    A utilização de doses maiores que a prescrita pelo seu médico pode ser tóxica. É importante que os níveis de digoxina sejam monitorados, pois sinais e sintomas de intoxicação tornam-se mais frequentes com concentrações acima de 3,0 ng/mL. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de intoxicação.