A digoxina é indicada no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva e de certas arritmias (variação no ritmo dos batimentos cardíacos).
Como este medicamento funciona?
A digoxina pertence a um grupo de medicamentos chamados glicosídeos cardíacos. Estes medicamentos aumentam a força de contração do músculo cardíaco, sendo assim usados para tratar certos problemas no coração, como insuficiência cardíaca e irregularidades no ritmo do batimento do coração.
Quando não devo usar este medicamento?
O medicamento Digoxina não deve ser utilizado em caso de alergia à digoxina, à outros glicosídeos ou a algum dos componentes da formulação. Também é contraindicado na presença de bloqueio atrioventricular completo ou intermitente, ou outros tipos de arritmias cardíacas, tais como bloqueio atrioventricular de segundo grau (especialmente se houver história de Síndrome de Stokes - Adams) e taquicardia ventricular ou fibrilação ventricular. Doenças cardíacas como cardiomiopatia obstrutiva hipertrófica também são contraindicações, a menos que haja fibrilação atrial e insuficiência cardíaca concomitantes, mas, mesmo assim, deve-se ter cuidado. O medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Advertências Se você responder “sim” a alguma das questões abaixo, avise seu médico antes de usar este medicamento. Ele lhe dirá se este medicamento é adequado ou não para você. − Você tem, ou já teve problemas nos rins? − Você é idoso? − Você está usando diurético ou inibidores da ECA (Enzima Conversora de Angiotensina)? − Você tem o nível de cálcio alterado no sangue? − Você tem doença na tireoide? − Você tem o nível de magnésio baixo no sangue? − Você tem alguma doença no pulmão? − Você sente falta de ar? − Você tem problemas no intestino ou no estômago? − Você está grávida, pretendendo engravidar ou amamentando? − Você está usando, ou usou um glicosídeo cardíaco nas últimas duas semanas? − Você sofreu algum infarto recentemente? − Você está sendo ou será submetido a tratamento de cardioversão de corrente direta? − Você possui algum dos seguintes problemas cardíacos? Amiloidose cardíaca, miocardite, doença cardíaca por Beri-Beri ou pericardite crônica. Precauções Os níveis de eletrólitos plasmáticos e creatinina devem ser periodicamente monitorados. É recomendável que a concentração plasmática de digoxina seja monitorada durante a suspensão tempor
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15ºC a 30°C). Proteger da luz. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Como devo usar este medicamento?
A dose de digoxina deve ser ajustada individualmente por paciente, de acordo com a idade, peso corporal e função renal. A dose de ataque recomendada para adultos e crianças maiores de 10 anos é de 750 a 1500 μg (0,75 a 1,5 mg) como dose única, ou 250 a 750 μg (0,25 a 0,75 mg) pode ser administrada diariamente por 1 semana. A dose de manutenção é geralmente entre 125 e 150 μg (0,125 a 0,75 mg) diariamente. Para neonatos e crianças menores de 10 anos, as doses devem ser ajustadas conforme necessário.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para sua saúde. Siga a orientação do seu médico, só ele saberá lhe indicar a melhor dose. Se você esquecer de usar a digoxina, tome-a assim que lembrar, a menos que esteja quase na hora da próxima dose. Neste caso, não tome a dose esquecida e continue com o seu esquema regular. Não tome o dobro da dose.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
A digoxina pode causar **efeitos adversos** em várias situações, como **alergia** à digoxina ou a outros glicosídeos. Não deve ser utilizada em pacientes com **bloqueio atrioventricular completo** ou intermitente, ou com certos tipos de **arritmias cardíacas**, como **bloqueio atrioventricular de segundo grau** e **taquicardia** ou **fibrilação ventricular**. Também não é recomendada em pacientes com **doenças cardíacas** específicas, como **cardiomiopatia obstrutiva hipertrófica**. É importante observar os níveis de **eletrólitos plasmáticos** e **creatinina** durante o uso. Além disso, o uso de digoxina pode afetar a habilidade de dirigir ou operar máquinas. **Interações** com outros medicamentos e condições médicas devem ser discutidas com o médico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
A utilização de dozes maiores que a prescrita pelo seu médico pode ser tóxica.