O dimesilato de lisdexanfetamina é indicado para o tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH) em pacientes com 6 anos de idade ou mais, e para o tratamento do Transtorno de Compulsão Alimentar (TCA) em adultos.
Como este medicamento funciona?
O dimesilato de lisdexanfetamina é um medicamento estimulante do sistema nervoso central. Este medicamento é indicado para o tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH) em pacientes com 6 anos de idade ou mais, ajudando a aumentar a atenção e diminuir a impulsividade e a hiperatividade. Os dados clínicos disponíveis demonstraram que o tempo para início da ação ocorre dentro das primeiras 2 horas após a ingestão. Também é indicado no tratamento do Transtorno de Compulsão Alimentar (TCA) em adultos, ajudando a reduzir o número de episódios de compulsão.
Quando não devo usar este medicamento?
O dimesilato de lisdexanfetamina não deve ser tomado por pacientes que apresentem alguma das seguintes condições: endurecimento das artérias; doença do coração; pressão alta moderada a grave; hipertireoidismo; sensibilidade, alergia ou reação a outros medicamentos estimulantes; doença dos olhos chamada glaucoma; muita ansiedade, tensão ou agitação; história de abuso de drogas; tumor neuroendócrino das glândulas adrenais raro chamado feocromocitoma; tomam ou tomaram nos últimos 14 dias medicamentos antidepressivos da classe de inibidores da monoamina oxidase (IMAO). O dimesilato de lisdexanfetamina não foi estudado em crianças com menos de 6 anos de idade ou adultos acima de 55 anos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O dimesilato de lisdexanfetamina não deve ser tomado por pacientes que apresentem alguma das seguintes condições: endurecimento das artérias, doença do coração, pressão alta moderada a grave, hipertireoidismo, sensibilidade, alergia ou reação a outros medicamentos estimulantes, doença dos olhos chamada glaucoma, muita ansiedade, tensão ou agitação, história de abuso de drogas, tumor neuroendócrino das glândulas adrenais raro chamado feocromocitoma, e se tiver tomado nos últimos 14 dias medicamentos antidepressivos da classe de inibidores da monoamina oxidase (IMAO). Além disso, não foi estudado em crianças com menos de 6 anos de idade ou em adultos acima de 55 anos.
O dimesilato de lisdexanfetamina pode causar doping, e o uso abusivo pode levar à tolerância e dependência psicológica, com sintomas que incluem insônia, irritabilidade e psicose. É necessário informar ao médico se o paciente tem histórico de uso abusivo ou dependência de substâncias. Medidas devem ser tomadas para monitorar a saúde do coração durante o tratamento, incluindo a verificação regular da pressão sanguínea e batimentos cardíacos.
O uso deve ser cauteloso em pacientes com problemas renais, e a gravidez é considerada de categoria C, portanto, deve-se informar ao médico se a paciente estiver grávida ou amamentando.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15ºC a 30ºC). Proteger da luz e umidade. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Como devo usar este medicamento?
O dimesilato de lisdexanfetamina deve ser usado como parte de um programa total de tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH), que pode incluir aconselhamento ou outras terapias. O medicamento é indicado para pacientes com 6 anos de idade ou mais. O tempo para início da ação ocorre dentro das primeiras 2 horas após a ingestão. Além disso, o medicamento é indicado para o tratamento do Transtorno de Compulsão Alimentar (TCA) em adultos.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar este medicamento, tome-o assim que lembrar. No entanto, se já for quase a hora da próxima dose, pule a dose esquecida e retorne ao seu esquema regular de dosagem. Não tome dose dupla para compensar a dose esquecida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O dimesilato de lisdexanfetamina pode causar dependência psicológica e tolerância devido ao seu potencial de abuso. Os sintomas de abuso incluem dermatoses, insônia, irritabilidade, hiperatividade, labilidade emocional e psicose. A suspensão do uso pode levar a sintomas de abstinência como fadiga e depressão. Além disso, pode ocorrer elevação da frequência cardíaca e da pressão arterial, e pode afetar a capacidade de dirigir ou operar máquinas. É importante monitorar problemas cardíacos, e o uso deve ser interrompido ao surgirem sinais como dor no peito, respiração curta ou desmaio. O medicamento também pode causar reações alérgicas devido aos corantes contidos nas cápsulas.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?