Dimorf ® Comprimidos é indicado para o alívio da dor intensa aguda e crônica.
Como este medicamento funciona?
A morfina age sobre o sistema nervoso central e outros órgãos do corpo. Seu principal efeito é o alívio das dores intensas. O tempo para o efeito é de 1 a 2 horas e a duração da ação, em pacientes não tolerantes, é de 4 a 5 horas. A substância é eliminada principalmente pelos rins.
Quando não devo usar este medicamento?
Se você apresenta sensibilidade à morfina ou a algum componente da fórmula; insuficiência ou depressão respiratória; depressão do sistema nervoso central, insuficiência cardíaca secundária; crise de asma brônquica; arritmia cardíaca; doença pulmonar obstrutiva crônica; hipercabia; aumento da pressão intracraniana e do líquido cérebro espinhal; lesões cerebrais; tumor cerebral; alcoolismo crônico; tremores; doenças que causam convulsão; pós-cirúrgico de cirurgia de vesícula biliar ou de abdômen, anastomose cirúrgica, administração conjunta com inibidores da MAO ou após um período de 14 dias com este tratamento. Dimorf® comprimidos está contraindicado em pacientes que apresentem obstrução gastrintestinal e íleo-paralítico. Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos. Gravidez: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Os pacientes que utilizam opióides com benzodiazepínicos, outros medicamentos depressores do SNC ou álcool devem procurar atendimento médico imediatamente se apresentarem sintomas de tontura ou mal-estar, sonolência extrema, respiração lenta ou difícil, ou ausência de resposta. Dependência pode ocorrer, caracterizada por sintomas como inquietação, lacrimejamento, rinorreia, bocejos, sudorese, tremores, piloereção, mialgia, irritabilidade, entre outros. É importante evitar o uso de analgésicos agonista/antagonista mistos ou agonista parcial se você estiver em tratamento com opióides. Não descontinuar abruptamente DIMORF, a redução da dose deve ser gradual. O uso recreativo de sulfato de morfina é um ato sujeito a sanção penal, e práticas como esmagar ou injetar o produto podem resultar em superdose e morte. O risco aumenta com o uso concomitante de álcool e outras substâncias. A carcinogenicidade, mutagenicidade e a diminuição da fertilidade não foram avaliadas formalmente, mas alguns estudos indicam riscos potenciais. A administração em grávidas deve ser feita somente se a necessidade de analgesia por opióides. Os pacientes idosos (com 65 anos ou mais) podem ter maior sensibilidade ao sulfato de morfina. Desta forma, devem ingerir a menor dose possível de sulfato de morfina. Alguns estudos mostraram um aumento da sensibilidade aos efeitos adversos de sulfato de morfina, incluindo depressão respiratória, em mulheres em comparação com homens. Este medicamento pode causar doping.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar o produto em temperatura ambiente, entre 15º C e 30º C, protegido da luz e umidade. O prazo de validade do produto é de 24 meses após a data de fabricação, sendo que após esta data o medicamento pode não apresentar mais efeito terapêutico.
Como devo usar este medicamento?
DIMORF deve ser utilizado por via oral. É indicado para o alívio da dor intensa aguda e crônica. O efeito começa de 1 a 2 horas após a administração e a duração da ação é de 4 a 5 horas em pacientes não tolerantes. É importante não descontinuar abruptamente o uso e reduzir a dose gradualmente. Pacientes que utilizam opióides devem ter atenção especial para evitar dependência e evitar o uso conjunto com benzodiazepínicos e outros depressores do sistema nervoso central. O uso é contraindicado em pacientes com obstrução gastrintestinal e menores de 18 anos.É importante que haja uma contínua reavaliação do paciente que recebe sulfato de morfina, com especial atenção para a manutenção do controle da dor e a incidência relativa dos efeitos adversos associados com o tratamento.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso esqueça-se de alguma dose, você deve tomá-la assim que possível. Entretanto, se estiver perto do horário da próxima dose, não tome o medicamento. Aguarde o horário e tome uma dose normal. Não tome doses seguidas.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento DIMORF pode causar dependência física ou psíquica, com sintomas como inquietação, lacrimejamento, rinorreia, bocejos, sudorese, tremores, piloereção, mialgia, midríase, irritabilidade, ansiedade, dores nas costas, dor nas articulações, fraqueza, cólicas abdominais, insônia, náuseas, anorexia, vômitos, diarreia, aumento da pressão arterial, frequência respiratória, ou frequência cardíaca. Pode ocorrer depressão respiratória, hipotensão e sedação profunda quando usado com outros depresores do sistema nervoso central. O uso recreativo do sulfato de morfina é perigoso e pode resultar em superdose e morte. Em pacientes idosos ou debilitados, recomenda-se cautela devido à hipersensibilidade ao fármaco.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O uso indevido, abuso e uso recreativo de DIMORF pode resultar em superdose e morte. Caso alguém use uma quantidade maior do que a indicada, deve-se procurar atendimento médico imediatamente se apresentarem sintomas como tontura, mal-estar, sonolência extrema, respiração lenta ou difícil, ou ausência de resposta.