DIOeH é indicado para: o tratamento das manifestações da insuficiência venosa crônica, tanto funcional quanto orgânica, dos membros inferiores; e para o tratamento dos sintomas funcionais relacionados à insuficiência venosa do plexo hemorroidário.
Como este medicamento funciona?
DIOeH atua no sistema vascular, aumentando a velocidade de circulação do sangue nas veias, normalizando a permeabilidade dos menores vasos sanguíneos, chamados capilares, melhorando a microcirculação e aumentando a drenagem linfática. Toda essa ação leva a uma melhora dos sintomas relacionados à insuficiência venosa crônica dos membros inferiores. A ação de DIOeH também é responsável por atenuar a intensidade da dor, reduzir e acelerar a reabsorção dos hematomas e edemas, melhorar os sintomas relacionados à doença venosa crônica (sensação de pernas pesadas, fadiga dos membros inferiores, cãibras). Aumenta a tolerância ao exercício no período pós-operatório de safenectomia (retirada cirúrgica da veia safena). Além disso, melhora os sintomas como dor durante a evacuação, coceira e diminui a intensidade do sangramento decorrente do pós-operatório de hemorroidectomia. O tempo médio estimado para início da ação farmacológica é de 2 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
DIOeH não deve ser utilizado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Gerais - não se dispõe, até o momento, de dados sobre o uso de diosmina + hesperidina em portadores de insuficiência hepática ou renal. Gravidez e Lactação - o uso do produto em gestantes e lactantes deverá ser cauteloso, considerando risco/benefício. Pediatria - DIOeH não é indicado para crianças. Geriatria (idosos) - não são conhecidas restrições específicas sobre o uso de DIOeH em pacientes idosos.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
DIOeH deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C) e protegido da luz e da umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
O uso oral de DIOeH é recomendado da seguinte forma: para a doença venosa crônica, a posologia usual é de 2 comprimidos revestidos ao dia, de preferência durante as refeições. Em caso de crise hemorroidária aguda, a dose é de 6 comprimidos revestidos ao dia durante os quatro primeiros dias e, em seguida, 4 comprimidos revestidos ao dia durante três dias. A dose máxima recomendada é de 6 comprimidos ao dia. É importante seguir a orientação do médico quanto a horários, doses e duração do tratamento e não interromper o uso sem o conhecimento do médico. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso você se esqueça de tomar DIOeH no horário receitado pelo seu médico, tome - o assim que se lembrar. Porém se já estiver próximo ao horário de tomar a dose seguinte, pule a dose esquecida e tome a próxima, continuando normalmente o esquema de doses receitado pelo seu médico. Neste caso, não tome o medicamento duas vezes para compensar a dose esquecida. O esquecimento da dose pode, entretanto, comprometer a eficácia do tratamento.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Assim como todos os medicamentos, DIOeH pode causar eventos adversos, porém nem todos os pacientes irão apresentá-los. Os seguintes eventos adversos foram reportados:
Reações comuns (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes): Diarreia, dispepsia (indigestão), náusea e vômitos.
Reações incomuns (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes): Colite (inflamação do intestino).
Reações raras (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes): Tontura, dor de cabeça, mal estar, rash cutâneo (erupções avermelhadas), prurido (coceira) e urticária (erupção cutânea).
Reações com frequência desconhecida: Edema de face isolada, lábios e pálpebras, excepcionalmente edema de Quincke (tal como inchaço da face, lábios, boca, língua ou garganta, dificuldade em respirar ou engolir).
Se algum dos eventos adversos se tornar sério, ou se você notar algum evento adverso não listado nesta bula, por favor informe ao seu médico ou farmacêutico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não se dispõe, até o momento, de dados acerca da superdose. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.