O medicamento é indicado para o tratamento das manifestações da Doença Venosa Crônica, funcional e orgânica, dos membros inferiores, como varizes, edema (inchaço), sensação de peso nas pernas, dor, sensação de queimação, entre outros. Também é indicado para o tratamento dos sintomas relacionados à insuficiência venosa do plexo hemorroidário (hemorroidas), incluindo dor, inchaço local, sensação de queimação e sangramento. Além disso, serve para a prevenção da hemorragia pós-operatória decorrente da retirada cirúrgica da veia hemorroidal e alivia os sinais e sintomas tanto pré quanto pós-operatórios de retirada cirúrgica da veia safena (safenectomia), assim como a dor pélvica crônica associada à síndrome da congestão pélvica.
Como este medicamento funciona?
Diosmin atua sobre as veias do sistema circulatório, diminuindo a capacidade excessiva de dilatação das veias e diminuindo a dificuldade de circulação do sangue, melhorando o tônus venoso; na microcirculação, normaliza a permeabilidade e reforça a resistência dos vasos capilares, o que resulta em uma diminuição da formação do edema (inchaço) e na melhora do fluxo de sangue.
Quando não devo usar este medicamento?
Embora não se conheça, até o momento, nenhuma contraindicação absoluta para o uso de Diosmin, o mesmo deve ser evitado em pacientes que apresentem reações alérgicas a quaisquer componentes da sua formulação. Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Não há, até o momento, dados sobre o uso de Diosmin em portadores de insuficiência hepática ou renal. Caso você tenha antecedente ou esteja em tratamento por doenças que afetam os rins e o fígado, avise seu médico antes de iniciar o tratamento com este medicamento. A administração de Diosmin para o tratamento sintomático de crise hemorroidária aguda não substitui o tratamento específico e seu uso deve ser feito por curto tempo. Caso os sintomas não regridam rapidamente ou se agravem, o médico deverá ser avisado.
Gravidez e lactação: O uso de Diosmin em gestantes e lactantes deverá ser cauteloso, considerando o risco-benefício. A amamentação não é recomendada durante o tratamento. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Não há relatos de interações medicamentosas com as substâncias ativas do produto Diosmin. Não há informação sobre alterações de exames laboratoriais. Apesar de não haver estudos específicos avaliando o efeito desta medicação sobre a habilidade de dirigir veículos e operar máquinas, não é esperado ocorrer influência significativa sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas.
Atenção: Contém corantes que podem, eventualmente, causar reações alérgicas. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 ºC a 30 ºC). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Como devo usar este medicamento?
Você deve usar Diosmin apenas sob orientação médica. A via de administração de Diosmin é oral. A posologia usual é: para Doença venosa crônica, use Diosmin (450 mg + 50 mg): 2 comprimidos ao dia, um pela manhã e outro à noite; Diosmin (900 mg + 100 mg): 1 comprimido ao dia, preferencialmente pela manhã. Para Insuficiência venosa do plexo hemorroidário, a posologia é: Diosmin (450 mg + 50 mg): 6 comprimidos ao dia durante os 4 primeiros dias, depois 4 comprimidos ao dia por 3 dias, e após, 2 comprimidos ao dia por pelo menos 3 meses; Diosmin (900 mg + 100 mg): 3 comprimidos ao dia durante os 4 primeiros dias, e depois 2 comprimidos ao dia por 3 dias, e após, 1 comprimido ao dia por pelo menos 3 meses. Em casos de pré-operatório e pós-operatório de safenectomia, use Diosmin (450 mg + 50 mg): 2 comprimidos ao dia; Diosmin (900 mg + 100 mg): 1 comprimido ao dia, durante 4 a 6 semanas. Para pós-operatório de hemorroidectomia, a posologia é: Diosmin (450 mg + 50 mg): 6 comprimidos ao dia durante 3 dias e, em seguida, 4 comprimidos ao dia durante 4 dias; Diosmin (900 mg + 100 mg): 3 comprimidos ao dia durante 3 dias e, em seguida, 2 comprimidos ao dia durante 4 dias, administrados por pelo menos uma semana. Para dor pélvica crônica associada à síndrome da congestão
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Não há, até o momento, dados sobre o uso de Diosmin em portadores de insuficiência hepática ou renal. O medicamento deve ser evitado em pacientes que apresentem reações alérgicas a quaisquer componentes da sua formulação. Atenção: contém os corantes dióxido de titânio, vermelho de ponceau 124 laca de alumínio e azul de indigotina 132 laca de alumínio que podem, eventualmente, causar reações alérgicas. Caso os sintomas não regridam rapidamente ou se agravem, o médico deverá ser avisado.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?