Diovan HCT é usado para tratar a pressão arterial elevada. A pressão arterial elevada aumenta a carga do Coração e das artérias. Se continuar por muito tempo, pode danificar os vasos sanguíneos do cérebro, coração e rins, podendo resultar em um acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca ou insuficiência renal. Diminuindo a pressão arterial para o normal, reduz-se o risco de desenvolvimento destas complicações.
Como este medicamento funciona?
O Diovan ® HCT contém um antagonista do receptor da angiotensina II e um diurético, que ajudam a controlar a pressão arterial elevada. A valsartana do Diovan ® HCT bloqueia o efeito da angiotensina II, fazendo com que os vasos sanguíneos relaxem e a pressão sanguínea diminua. Os diuréticos reduzem a quantidade de sal e água no organismo, aumentando o fluxo de urina, o que ajuda a controlar a pressão arterial ao longo do tempo.
Quando não devo usar este medicamento?
Não tome DIOVAN HCT:
Se você teve alguma reação alérgica ou incomum a valsartana, hidroclorotiazida, sulfonamidas ou a qualquer outro componente deste produto listado no início desta bula.
Se você sofre de doença grave dos rins, onde não é capaz de produzir urina (anúria);
Se você está grávida ou planejando engravidar;
Se você tem alto nível de açúcar no sangue e tem diabetes mellitus tipo 2 enquanto está tomando alisquireno, um medicamento utilizado para diminuir a pressão arterial.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez. Este medicamento é contraindicado durante o aleitamento ou doação de leite, pois é excretado no leite humano e pode causar reações indesejáveis no bebê.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Você somente poderá tomar Diovan ® HCT após passar por exame médico. Diovan ® HCT pode não ser adequado para todos os pacientes. Siga as instruções do seu médico cuidadosamente. Elas podem diferir das informações gerais contidas nesta bula. Cuidados e precauções: Se você sofre de distúrbios dos rins; Se você sofre de doença grave do fígado ou com destruição dos pequenos dutos da bile dentro do fígado (cirrose biliar); Se você já teve inchaço principalmente da face e garganta enquanto tomava outros medicamentos. Se você apresentar estes sintomas, pare de tomar Diovan ® HCT e contate seu médico imediatamente. Você não deverá tomar Diovan ® HCT novamente; Se você sofre de diabetes (altos níveis de açúcar no seu sangue); Se você tem febre, rash (erupção cutânea) e dor nas juntas, que podem ser sinais de lúpus eritematoso; Se seu médico disse que você tem baixos níveis de potássio, sódio, cálcio ou ácido úrico no seu sangue; Se você está sofrendo de alergia ou asma; Se você está sofrendo de vômitos ou diarreia, ou tomando altas doses de um diurético; Se você está amamentando; Se você teve uma diminuição da visão ou dor no olho.; Se você está sofrendo de insuficiência cardíaca ou já teve um ataque cardíaco; Se você faz tratamento com inibidor da ECA ou alisquireno. Se já tiver algum dia apresentado câncer de pele
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O DIOVAN HCT deve ser tomado via oral. Você pode tomar DIOVAN HCT com ou sem alimentos. É importante seguir as instruções do seu médico cuidadosamente, pois a dose inicial e as orientações podem diferir das informações gerais contidas na bula. Se você tiver alguma dúvida sobre como usar o medicamento, pergunte ao seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de tomar o DIOVAN HCT, tome a dose assim que lembrar. Se estiver próximo da hora da próxima dose, não tome a dose esquecida; apenas retorne ao esquema normal. Não tome o medicamento em dose dupla.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O DIOVAN HCT pode causar os seguintes problemas:
- Reações alérgicas ou incomuns a valsartana, hidroclorotiazida, sulfonamidas ou a qualquer outro componente do produto.
- Doença grave dos rins, onde não é capaz de produzir urina (anúria).
- Alto nível de açúcar no sangue em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2 enquanto tomam alisquireno.
- Aumento da pressão ocular que pode levar a danos permanentes na visão.
- Aumento da sensibilidade da pele à radiação UV, o que pode aumentar o risco de câncer de pele não-melanoma.
- Sintomas relacionados a distúrbios dos rins, doença do fígado, diabetes, níveis de potássio, sódio, cálcio, e ácido úrico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?