• Home
  • Bulas
  • Dipirona EMS 500mg com 10 Comprimidos

Dipirona EMS 500mg com 10 Comprimidos

  • Fabricante: EMS S/A - 57507378000365
  • Categoria: Dor e Febre
  • Princípio ativo: Dipirona
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Este medicamento é indicado como analgésico (para dore) e antitérmico (para febre).

  • Como este medicamento funciona?

    A dipirona é um medicamento utilizado no tratamento da dor e febre. O tempo médio de início de ação é de 30 a 60 minutos após a administração e geralmente dura aproximadamente 4 horas.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    A dipirona não deve ser utilizada caso você tenha: - reações alérgicas, tais como reações cutâneas graves com este medicamento; - alergia ou intolerância à dipirona ou a qualquer um dos componentes da formulação ou a outras pirazolonas ou a pirazolidinas; - apresentado anteriormente agranulocitose, causada por dipirona ou por qualquer medicamento semelhante da classe pirazolona ou pirazolidina; - função da medula óssea prejudicada ou doenças do sistema hematopoiético; - desenvolvido broncoespasmo ou outras reações anafiláticas; - porfiria hepática aguda intermitente; - deficiência congênita da glicose-6-fosfato-desidrogenase (G6PD); - gravidez e amamentação. Este medicamento é contraindicado para menores de 3 meses de idade ou pesando menos de 5 kg. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose ou por pessoas com insuficiência de sacarose-isomaltase.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    É importante saber que a dipirona pode causar agranulocitose, caracterizada pela diminuição acentuada no número de granulócitos, com risco à vida. Interrompa o uso e procure atendimento médico imediatamente se ocorrerem sintomas como febre, calafrios, dor de garganta e feridas dolorosas nas mucosas. Pancitopenia é outra condição a ser observada, apresentando sinais como mal-estar geral e equimoses. A dipirona deve ser usada com cautela em pacientes com alergia, asma ou com histórico de reações alérgicas. Além disso, pode causar choque anafilático e reações cutâneas graves. É necessário monitorar reações hipotensivas e ter cautela em pacientes com problemas de circulação. O uso em casos de insuficiência renal ou hepática deve ser orientado por um médico.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    Este medicamento deve ser utilizado por via oral. É indicado como analgésico (para dor) e antitérmico (para febre). O tempo médio de início de ação é de 30 a 60 minutos após a administração, e a duração do efeito é de aproximadamente 4 horas. A dipirona pode ser usada em adultos e em pediátricos acima de 15 anos. Em casos de insuficiência renal ou hepática, a utilização deve ser sob orientação médica.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    A dipirona pode causar agranulocitose, caracterizada pela diminuição acentuada no número de granulócitos, que são tipos de glóbulos brancos importantes para combater infecções. Isso pode ocorrer independentemente da dose e a qualquer momento durante o tratamento. Outros males incluem pancitopenia (diminuição global de células do sangue), choque anafilático, reações cutâneas graves (como a síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica), reações hipotensivas (queda da pressão arterial), e lesão hepática induzida por drogas. Caso ocorram sinais de alerta como febre, calafrios, dor de garganta, feridas dolorosas, mal-estar geral, equimoses, ou sangramentos, procure atendimento médico imediatamente.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Interrompa o uso da medicação e procure atendimento médico imediatamente se alguns dos seguintes sinais ou sintomas ocorrerem: febre, calafrios, dor de garganta e feridas dolorosas nas mucosas. A dipirona pode causar agranulocitose, que é uma diminuição acentuada no número de granulócitos, importantes para combater infecções. Esse efeito pode ocorrer independentemente da dose e a qualquer momento durante o tratamento.