Este medicamento é indicado como analgésico (para dor) e antitérmico (para febre).
Como este medicamento funciona?
A dipirona é um medicamento utilizado no tratamento da dor e febre. O tempo médio de início de ação varia de 30 a 60 minutos após a administração, e geralmente os efeitos duram aproximadamente 4 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento não deve ser utilizado caso você tenha: reações alérgicas, como reações cutâneas graves; alergia ou intolerância à dipirona ou a componentes da formulação; agranulocitose anterior; problema na função da medula óssea; broncoespasmo ou outras reações anafilactoides; porfiria hepática aguda intermitente; deficiência congênita da glicose-6-fosfato-desidrogenase (G6PD); gravidez e amamentação; contraindicado para menores de 3 meses ou pesando menos de 5 kg; síndrome de má absorção de glicose-galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Este medicamento não deve ser utilizado caso você tenha: reações alérgicas, tal como reações cutâneas graves; alergia ou intolerância à dipirona ou a outros componentes da formulação; agranulocitose, função da medula óssea prejudicada, reações cutâneas graves anteriores, broncoespasmo, porfiria hepática aguda intermitente, deficiência congênita da glicose - 6 - fosfato - desidrogenase (G6PD), e durante a gravidez e amamentação. Este medicamento é contraindicado para menores de 3 meses de idade ou pesando menos de 5 kg. Atenção: Contém lactose e não deve ser usado por pessoas com síndrome de má - absorção de glicose - galactose.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de dipirona monoidratada pode provocar agranulocitose, uma condição grave que se caracteriza pela diminuição significativa de glóbulo branco e que pode ser fatal. Sinais a serem observados incluem febre, calafrios, dor de garganta e feridas dolorosas nas mucosas. Outras possíveis reações adversas incluem pancitopenia, choque anafilático, reações cutâneas graves como síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica, além de reações hipotensivas e lesão hepática induzida por drogas. É essencial interromper o uso e procurar atendimento médico ao notar qualquer um desses sintomas.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?