Este medicamento é indicado como analgésico (para dor) e antitérmico (para febre).
Como este medicamento funciona?
A dipirona monoidratada é um medicamento à base de dipirona, utilizado no tratamento da dor e febre. O tempo médio de início de ação é de 30 a 60 minutos após a administração e geralmente duram aproximadamente 4 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento não deve ser utilizado caso você tenha: reações alérgicas, tais como reações cutâneas graves com este medicamento; alergia ou intolerância à dipirona ou a qualquer um dos componentes da formulação ou a outras pirazolonas ou pirazolidinas; apresentado anteriormente agranulocitose; função da medula óssea prejudicada; desenvolvido broncoespasmo ou outras reações anafilactoides; porfiria hepática aguda intermitente; deficiência congênita da glicose-6-fosfato-desidrogenase (G6PD); gravidez e amamentação. Este medicamento é contraindicado para menores de 3 meses de idade ou pesando menos de 5 kg.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
A dipirona pode causar agranulocitose, caracterizada pela diminuição acentuada no número de granulócitos, que são tipos de glóbulos brancos importantes para combater infecções. Esta é uma ocorrência de origem imunoalérgica que pode durar pelo menos 1 semana. Essas reações são raras e podem ser graves, com risco à vida e, em alguns casos, fatais. Interrompa o uso da medicação e procure atendimento médico imediatamente se alguns dos seguintes sinais ou sintomas ocorrerem: febre, calafrios, dor de garganta e feridas dolorosas nas mucosas. A agranulocitose pode ocorrer independentemente da dose e a qualquer momento durante o tratamento, inclusive pouco tempo após a interrupção do uso. Você pode desenvolver agranulocitose mesmo se já tiver usado dipirona sem problemas no passado.
Pancitopenia [diminuição global de células do sangue (glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas)]: interrompa o tratamento imediatamente e procure o seu médico se ocorrerem sinais como mal-estar geral, infecção, febre persistente, equimoses, sangramento, palidez.
Choque anafilático: a administração de dipirona pode causar reações hipotensivas isoladas. Este medicamento deve ser utilizado sob orientação médica, caso você tenha insuficiência dos rins ou do fígado, uma vez que a taxa de eliminação é reduzida nestes casos.
Os pacientes devem ser instruídos a entrar em contato com seu médico caso ocorram sintomas sugestivos de lesão hepática
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
A dipirona monoidratada na forma de solução oral é indicada como analgésico para dor e antitérmico para febre. A administração é oral, e é destinada para adultos e pediátricos acima de 3 meses. Cada 1 mL da solução oral contém 500 mg de dipirona, equivalente a 20 gotas, sendo que 1 gota contém 25 mg do princípio ativo.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Este medicamento pode causar agranulocitose, caracterizada pela diminuição acentuada no número de granulócitos, que são tipos de glóbulos brancos importantes para combater infecções. Os sinais de alerta incluem febre, calafrios, dor de garganta e feridas dolorosas nas mucosas. Também pode ocorrer pancitopenia (diminuição global de células do sangue) e choque anafilático (reação alérgica grave). Reações cutâneas graves foram relatadas, como síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica. Além disso, o uso pode levar a reações hipotensivas e lesão hepática induzida por drogas, com sinais de hepatite aguda podendo ocorrer. É necessário interromper o uso e procurar atendimento médico se sintomas relacionados a essas reações forem observados.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Interrompa o uso da medicação e procure atendimento médico imediatamente se alguns dos seguintes sinais ou sintomas, que podem indicar agranulocitose, ocorrerem: febre, calafrios, dor de garganta e feridas dolorosas nas mucosas (superfícies corporais úmidas), especialmente na boca, nariz e garganta ou na região genital ou anal. Além disso, interrompa o tratamento e procure seu médico se ocorrerem sinais de pancitopenia: mal-estar geral, infecção, febre persistente, equimoses (manchas roxas), sangramento, palidez.