Este medicamento é indicado para o alívio da inflamação e do prurido (coceira) nas doenças crônicas da pele que respondem ao tratamento comcorticoides de uso dermatológico. Entre essas doenças de pele estão incluídas: psoríase, dermatite atópica crônica, neurodermatite, líquen plano, eczema numular, eczema da mão e dermatite eczematosa, disidrose, dermatite seborreica do couro cabeludo, ictiose vulgar e outras condições que apresentam ressecamento e espessamento importantes da pele.
Como este medicamento funciona?
Este produto possui em sua formulação dipropionato de betametasona, um corticosteroide com ação anti-inflamatória, antipruriginosa e vasoconstritiva. Este medicamento possui também em sua formulação o ácido salicílico, que torna a pele mais acessível à ação da betametasona e mais receptiva à ação bacteriostática e fungicida do próprio ácido salicílico. O início da ação do medicamento é imediato.
Quando não devo usar este medicamento?
Não utilize dipropionato de betametasona + ácido salicílico se você já teve alergia ou alguma reação anormal a qualquer um dos componentes da fórmula do produto. Este medicamento é contraindicado em pacientes que apresentem infecções de pele causadas por vírus ou fungos e tuberculose de pele, e em pacientes com infecções de pele causadas por bactérias que não estejam recebendo tratamento concomitante apropriado. Este produto não é recomendado para uso oftálmico (nos olhos) ou em outras superfícies mucosas. É contraindicado para menores de 2 anos e para pacientes que apresentarem antecedentes de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. O uso de dipropionato de betametasona + ácido salicílico é contraindicado em caso de suspeita de dengue, pois pode aumentar o risco de sangramentos. Crianças ou adolescentes não devem usar esse medicamento para catapora ou sintomas gripais antes que um médico seja consultado sobre a síndrome de Reye, uma rara, mas grave doença associada a esse medicamento.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Se ocorrer irritação ou alergia durante o uso de dipropionato de betametasona + ácido salicílico, você deve parar o tratamento e procurar o seu médico. Caso haja infecção, o médico irá iniciar terapia adequada. Se sua pele ficar muito seca, se a irritação aumentar ou se ocorrer descamação indesejável, você deve interromper o uso do medicamento temporariamente e avisar seu médico. Não deve ser usado nos olhos, nem em outras superfícies mucosas. Quantidade excessiva do medicamento em grande área do corpo ou uso em curativo oclusivo pode aumentar o risco de efeitos indesejáveis. O uso em crianças deve se restringir a cinco dias e o uso prolongado em crianças de todas as faixas etárias deve ser evitado. Gestantes devem usar o produto unicamente quando os benefícios justificarem os riscos potenciais ao feto. A segurança do uso durante a lactação deve ser avaliada pelo médico, pois não se sabe se a administração dermatológica pode resultar em absorção sistêmica suficiente para produção de quantidades detectáveis no leite materno.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15ºC a 30ºC). Proteger do calor e da umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
O modo de usar o medicamento dipropionato de betametasona + ácido salicílico é o seguinte: coloque a bisnaga com a tampa virada para cima, faça leves batidas sobre uma superfície plana e aguarde alguns segundos. Após, aperte vagarosamente a base da bisnaga para retirar o produto. Aplique uma fina camada do produto sobre a região afetada, de manhã e à noite (a cada 12 horas). Em alguns pacientes, o medicamento poderá ser aplicado menos vezes, conforme a orientação médica. A quantidade aplicada deve ser suficiente para cobrir a área afetada, e deve-se massagear levemente o local após sua aplicação. O tratamento deve ser suspenso assim que a afecção dermatológica for controlada.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esquecer de usar este medicamento, aplique a dose assim que lembrar, a menos que esteja próximo do horário da próxima dose. Nesse caso, não aplique a dose esquecida e continue com a posologia regular. Não deve haver aplicação dupla para compensar doses esquecidas. Caso a irritação ou alergia ocorra, você deve parar o tratamento e procurar o seu médico. Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de dipropionato de betametasona + ácido salicílico pode causar irritação ou alergia na pele. Se ocorrer, o tratamento deve ser interrompido. Além disso, se a pele ficar muito seca, se a irritação aumentar ou se ocorrer descamação indesejável, também é necessário parar o uso e avisar o médico. Também é possível que ocorram efeitos indesejáveis relacionados ao uso de corticosteroides sistêmicos, incluindo supressão da glândula adrenal, especialmente em crianças, e há relatos de retardo do crescimento, ganho de peso, e hipertensão intracraniana em crianças que utilizam corticosteroides dermatológicos. O uso prolongado ou em grandes áreas do corpo aumenta a possibilidade de efeitos indesejáveis em todo o organismo. Portanto, o medicamento deve ser usado com cautela e sob supervisão médica, especialmente em crianças e idosos.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se ocorrer irritação ou alergia durante o uso de dipropionato de betametasona + ácido salicílico, você deve parar o tratamento e procurar o seu médico. Caso haja infecção, o médico irá iniciar terapia apropriada. Além disso, a possibilidade de ocorrerem efeitos indesejáveis em todo o organismo será maior se uma grande área do corpo for tratada com este medicamento ou se for feito um curativo oclusivo. Portanto, deve-se tomar cuidados adequados se o produto for utilizado por muito tempo, principalmente em crianças.