Este medicamento é destinado ao tratamento de pressão alta (hipertensão arterial) de qualquer causa.
Como este medicamento funciona?
O Diupress® (clortalidona + cloridrato de amilorida) aumenta a eliminação de água, sódio e cloro pelos rins, aliviando o acúmulo de água no organismo. Os medicamentos que apresentam esse mesmo modo de ação são chamados de diuréticos. Devido ao efeito da amilorida do Diupress®, a perda de potássio, tão comum com o uso de outros tipos de diuréticos, torna-se menos importante. O efeito diurético tem início em cerca de duas horas e alcança seu máximo após doze horas, persistindo por um ou dois dias.
Quando não devo usar este medicamento?
Esse medicamento não deve ser usado em pacientes que apresentam hipersensibilidade (alergia) conhecida à amilorida, à clortalidona, ou a qualquer um dos componentes da fórmula. Ele também não deve ser utilizado por pacientes que não têm capacidade de urinar por apresentarem falência total dos rins e por pacientes que apresentam altas taxas de potássio no sangue, assim como por pacientes com diagnóstico de doenças renais graves, como insuficiência renal aguda. Diupress não deve ser usado nos três primeiros meses de gravidez.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Durante o tratamento com Diupress (clortalidona + cloridrato de amilorida), aconselha-se alimentação rica em verduras e frutas (especialmente frutas cítricas, banana, suco de tomate e melão). Evite a ingestão de bebidas alcoólicas, que podem aumentar alguns dos eventos adversos da clortalidona. Este medicamento é contraindicado durante os três primeiros meses de gravidez e deve ser utilizado após este período, sob supervisão médica rigorosa. Diupress deve ser usado com cautela em pacientes com função hepática diminuída ou doença hepática progressiva, bem como em pacientes com doença renal avançada. Em pacientes idosos, é recomendável iniciar o tratamento com doses mais baixas. Além disso, a clortalidona pode aumentar as taxas de ácido úrico e de glicose no sangue, devendo ser administrada com cuidados especiais a pacientes com diagnóstico de gota ou diabetes. O produto contém o corante amarelo de tartrazina, que pode causar reações alérgicas.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (ambiente com temperatura entre 15 e 30ºC). Proteger da umidade. Para sua segurança, mantenha o medicamento na embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Os comprimidos deverão ser deglutidos com um pouco de líquido, por ocasião do desjejum. Para obter o máximo de eficácia, utilize a medicação no horário e na dose exata estipulada por seu médico. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Use a medicação assim que se lembrar de que esqueceu uma dose. Se o horário estiver próximo ao que seria a dose seguinte, pule a dose perdida e siga o horário das outras doses normalmente. Não dobre a dose para compensar a dose omitida. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico, ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os eventos adversos são apresentados em ordem de frequência decrescente e incluem:
Comuns (> 1/100 e < 1/10) incluem: sensibilidade aumentada à luz, dor de cabeça, cansaço, tontura, desidratação, aumento do tecido mamário, redução nas concentrações plasmáticas de sódio, perda de apetite, desconforto gástrico, náusea, diarreia, vômito, dor abdominal, aumento dos gases abdominais, constipação, impotência, câimbras e fraqueza, tosse e falta de ar.
Incomuns (> 1/1.000 e < 1/100) incluem: redução das contagens de glóbulos brancos e de plaquetas, anemia, arritmias, falta de ar, dores no peito, pressão baixa ao levantar, palpitações, inflamação nos vasos, inflamação na vesícula biliar, dor para urinar, sangramento intestinal, icterícia, pancreatite, vômito, contrações na bexiga, aumento do volume urinário, gota,
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Os sintomas de superdose incluem: náuseas, fraqueza, tontura, boca seca, sede e cãibras. Podem ocorrer alterações nas concentrações sanguíneas de alguns eletrólitos (tais como o potássio, o sódio e o cloro). Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Em caso de intoxicação, ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.