Diuremida ® é indicado nos casos de: hipertensão arterial leve a moderada; edema (inchaço) devido a distúrbios do coração, do fígado e dos rins; edema devido a queimaduras.
Como este medicamento funciona?
Diuremida ® apresenta efeito diurético (promove a excreção da urina) e anti-hipertensivo (auxilia no tratamento da pressão alta). O início da ação ocorre cerca de 60 minutos após a administração do produto.
Quando não devo usar este medicamento?
Diuremida ® não deve ser usado em pacientes com: insuficiência dos rins com anúria (parada total da eliminação de urina); pré-coma e coma devido a problemas associados com encefalopatia do fígado; hipopotassemia severa (redução nos níveis de potássio no sangue); hiponatremia severa (redução nos níveis de sódio no sangue); desidratação ou hipovolemia (diminuição do volume líquido circulante nos vasos sanguíneos), com ou sem queda da pressão sanguínea; alergia à furosemida, às sulfonamidas ou a qualquer componente da fórmula. Este medicamento é contraindicado para uso por lactantes.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O fluxo urinário deve ser sempre assegurado. Em pacientes com obstrução parcial do fluxo urinário, a produção aumentada de urina pode provocar ou agravar a doença. Deste modo, esses pacientes necessitam de monitorização cuidadosa, especialmente durante a fase inicial do tratamento. O tratamento com Diuremida ® requer uma supervisão médica regular. Uma cuidadosa vigilância se faz necessária em pacientes com: hipotensão; risco particular de pronunciada queda da pressão arterial; diabetes mellitus; gota ou hiperuricemia; insuficiência dos rins associada à doença severa do fígado; hipoproteinemia. Durante o tratamento, é recomendada a monitorização regular dos níveis de sódio, potássio e creatinina no sangue. Hipovolemia ou desidratação devem ser corrigidas e pode haver necessidade de descontinuação temporária do medicamento. A furosemida pode agravar ou iniciar manifestação de lúpus eritematoso sistêmico. Durante a gravidez, a furosemida atravessa a barreira placentária e deve ser usada somente com indicação médica. No período da amamentação, a furosemida passa para o leite, podendo inibir a lactação e causar reações no bebê. Pacientes idosos devem ser monitorados quanto a hipovolemia e desidratação. Em crianças prematuras, o controle é necessário para evitar nefrólitíase e nefrocalcinose.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
A dosagem e o uso de DIUREMIDA devem ser realizados conforme a orientação de um médico, que irá considerar as condições específicas do paciente, como hipertensão arterial ou edema. É vital que o fluxo urinário seja assegurado, especialmente em pacientes com obstrução parcial do fluxo urinário. O tratamento deve ser acompanhado regularmente, e a monitorização dos níveis de sódio, potássio e creatinina no sangue é recomendada durante o uso. Não recomendado para uso sem supervisão médica.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os possíveis males que o medicamento DIUREMIDA pode causar incluem: hipopotassemia severa (redução nos níveis de potássio no sangue), hiponatremia severa (redução nos níveis de sódio no sangue), insuficiência dos rins com anúria (parada total da eliminação de urina), desidratação ou hipovolemia (diminuição do volume líquido circulante nos vasos sanguíneos), alergia à furosemida, às sulfonamidas ou a qualquer componente da fórmula. Além disso, o uso deste medicamento pode agravar ou iniciar a manifestação de lúpus eritematoso sistêmico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não foi informado na bula o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de DIUREMIDA.