Este medicamento é indicado para o tratamento das esofagites de refluxo moderadas ou graves e dos sintomas de refluxo gastroesofágico (azia e regurgitação). Também é indicado para tratamento intermitente de sintomas, de acordo com a necessidade.
Como este medicamento funciona?
O pantoprazol magnésico di-hidratado atua reduzindo a quantidade de ácido produzido pelo estômago, inibindo uma estrutura localizada dentro de células específicas do estômago (células parietais) responsáveis pela produção de ácido clorídrico. O pantoprazol faz parte de uma classe de bloqueadores de ácido denominada “inibidores da bomba de prótons” (IBPs). O tratamento com pantoprazol deve proporcionar o desaparecimento dos sintomas de azia, dor epigástrica e regurgitação ácida. Sua ação ocorre logo após a administração da primeira dose e o efeito máximo é cumulativo, ocorrendo por 3 dias. Após a interrupção do medicamento, a produção normal de ácido é restabelecida dentro de 3 dias.
Quando não devo usar este medicamento?
Divena não deve ser usado por pacientes que apresentem alergia (hipersensibilidade) conhecida a pantoprazol ou a quaisquer componentes da fórmula, ou a benzimidazóis substituídos. Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos. Não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou durante a amamentação sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Alguns sintomas (por exemplo, significativa perda de peso não intencional, vômitos recorrentes e/ou com sangue, dificuldade para engolir, anemia ou fezes escuras) podem ser sinais de um transtorno mais grave; assim, deve-se excluir a possibilidade de malignidade na presença de qualquer desses sintomas de alarme e quando houver suspeita ou presença de úlcera gástrica, já que o tratamento com pantoprazol pode aliviar os sintomas e retardar o diagnóstico. Caso os sintomas persistam, apesar de tratamento adequado, devem-se considerar investigações adicionais. Em casos de insuficiência hepática grave, o tratamento com pantoprazol magnésico di-hidratado deve ser feito somente com acompanhamento regular de seu médico.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O medicamento DIVENA deve ser utilizado por via oral e é indicado para o tratamento das esofagites de refluxo moderadas ou graves e dos sintomas de refluxo gastroesofágico (azia e regurgitação). O tratamento pode ser realizado de forma intermitente, de acordo com a necessidade. É importante que os pacientes acima de 18 anos realizem o uso e sigam as orientações médicas, uma vez que a contraindicação é para aqueles com alergia a qualquer um dos componentes da fórmula ou a benzimidazóis substituídos. Também é contraindicado para mulheres grávidas ou durante a amamentação sem orientação médica.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento Divena pode causar os seguintes males: infecções gastrointestinais devido ao aumento de bactérias como Salmonella, Campylobacter e C. difficile; fraturas ósseas, especialmente em pacientes que utilizam doses altas ou por longos períodos; hipomagnesemia, podendo levar a consequências graves como tétano, arritmia e convulsão; reações cutâneas graves como síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica; possíveis alterações na absorção de vitamina B12; e pode estar associado à ocorrência de lúpus eritematoso cutâneo subagudo. Esses efeitos colaterais requerem atenção e, caso ocorram, é importante consultar um médico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de Divena, recomenda-se que procure assistência médica imediatamente. Não foram fornecidas informações detalhadas sobre o que fazer em caso de superdosagem na bula.