Este medicamento é indicado para a melhora das manifestações clínicas de insuficiência venosa crônica dos membros inferiores e na prevenção e estabilização da progressão da retinopatia diabética não proliferativa leve a moderada.
Como este medicamento funciona?
O dobsilato de cálcio é um agente estabilizador do endotélio, provavelmente ativo através de seus efeitos inibidores sobre o fator de crescimento das células vasculares endoteliais (VEGF) e a cadeia dependente de eventos intracelulares e extracelulares. Embora nenhum receptor específico ou sítio de ligação tenha sido identificado até o momento, os achados de estudos de farmacologia experimental e de farmacodinâmica humana são consistentes com este mecanismo de ação proposto.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve utilizar DOBEVEN ® em caso de alergia ao dobsilato de cálcio ou a qualquer outro componente da formulação do produto.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de usar DOBEVEN, é importante saber que a dosagem deverá ser reduzida em caso de insuficiência renal severa (aqueles que são tratados com diálise). Foram raramente observados casos de agranulocitose, que pode apresentar sintomas como febre alta, amidalite, dor de garganta, entre outros. O tratamento deve ser interrompido ao surgirem esses sintomas, e um hemograma completo e leucograma devem ser avaliados. O dobesilato de cálcio pode causar reações alérgicas graves, incluindo choque anafilático, e o tratamento deve ser interrompido se houver reações alérgicas. Para pediatria, a segurança e eficácia do produto não foram estabelecidas. Na geriatria, as doses são as mesmas recomendadas para adultos. A segurança em pacientes com problemas no fígado não foi investigada, portanto é necessário ter cautela. DOBEVEN é considerado seguro em relação à capacidade de dirigir e operar máquinas, e em estudos com animais, não foram observados efeitos tóxicos sobre a função reprodutiva, mas é preferível evitar seu uso durante a gravidez. Durante a amamentação, o uso não é recomendado, e o tratamento ou a amamentação devem ser descontinuados.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
DOBEVEN ® deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC), protegido da luz e da umidade. O produto não deve ser armazenado em temperatura acima de 30ºC. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
As cápsulas de DOBEVEN devem ser administradas por via oral e não devem ser abertas ou mastigadas. A dosagem atualmente aprovada, de 500 a 2.000 mg/dia ou 1 a 4 cápsulas/dia, depende da doença. Na retinopatia diabética, a dose recomendada é de 1 cápsula (500 mg) 3 vezes ao dia, de 8 em 8 horas, ou 2 cápsulas (1.000 mg) 2 vezes ao dia, de 12 em 12 horas. Na insuficiência venosa, a dose recomendada é de 1 cápsula (500 mg) 3 vezes ao dia, de 8 em 8 horas. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não deve ser aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não tome o medicamento em dobro para compensar doses esquecidas. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As seguintes reações adversas foram relatadas com o uso do medicamento e, normalmente, são reversíveis com a interrupção do tratamento: Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes): distúrbios gastrintestinais como dor abdominal, diarreia, náusea e vômito; dor de cabeça; artralgia (dor nas articulações) e mialgia (dor muscular); aumento da alanina aminotransferase (enzima que mede a função do fígado). Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1%): febre, calafrios, astenia e cansaço; reações alérgicas como manchas vermelhas, dermatite alérgica, coceira, urticária, inchaço no rosto. Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01%): reação alérgica severa que causa dificuldades respiratórias ou vertigem (reação anafilática). Reações adversas observadas no período pós-comercialização incluem agranulocitose, neutropenia e leucopenia. Em caso de desordens intestinais, deve-se reduzir a dose ou interromper o tratamento temporariamente.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
As manifestações clínicas de uma possível superdose não são conhecidas. Não há dados disponíveis sobre o que fazer em caso de uso excessivo.