O cloridrato de donepezila é um medicamento indicado para o tratamento da doença de Alzheimer.
Como este medicamento funciona?
O cloridrato de donepezila exerce sua ação terapêutica com o aumento da concentração da acetilcolina (substância presente na junção entre células do sistema nervoso) através da inibição reversível da quebra da mesma pela enzima acetilcolinesterase (tipo de enzima que quebra ou inativa a acetilcolina). O tempo estimado para o início da ação farmacológica de cloridrato de donepezila é de cerca de 2 semanas após a administração oral, quando é esperado que a concentração plasmática de cloridrato de donepezila alcance o estado de equilíbrio.
Quando não devo usar este medicamento?
Não utilize cloridrato de donepezila se tiver conhecimento de hipersensibilidade ao cloridrato de donepezila, a derivados de piperidina ou a qualquer componente da formulação. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Aviso: informe ao seu médico o uso de cloridrato de donepezila, pois este medicamento é um inibidor da colinesterase e pode aumentar o relaxamento muscular de alguns anestésicos. Condições cardiovasculares: foram relatados episódios de desmaio durante o uso de cloridrato de donepezila devido a efeitos cardíacos, principalmente em pacientes com problemas cardíacos. Condições gastrintestinais: medicamentos da mesma classe de cloridrato de donepezila podem promover o aumento da secreção ácida gástrica, e os pacientes devem ser monitorados quanto a sintomas de sangramento gastrintestinal, especialmente aqueles com maior risco de desenvolver úlceras. Pode ocorrer diarreia, náusea e vômito, mais frequentes na dose de 10 mg/dia. Condições neurológicas: colinomiméticos têm potencial para causar convulsões e a síndrome neuroléptica maligna, um evento muito raro. Efeitos musculoesqueléticos: rabdomiólise é um evento raro e deve-se procurar um médico em caso de dores generalizadas ou escurecimento da urina. Condições pulmonares: prescrição cautelosa é necessária para pacientes com asma ou doença pulmonar obstrutiva. Crianças: não existem estudos adequados e bem controlados em crianças. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Atenção
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
O cloridrato de donepezila deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Proteger da luz e da umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
O cloridrato de donepezila deve ser administrado por via oral. Para adultos e idosos, a dose inicial é de 5 mg/dia e pode ser aumentada para 10 mg/dia após 4 a 6 semanas. A dose diária máxima recomendada é de 10 mg. O tratamento de manutenção pode ser mantido enquanto houver benefício terapêutico. Não há evidências de efeito rebote ou de abstinência após a descontinuação repentina da terapia.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso do cloridrato de donepezila pode causar efeitos colaterais, como tontura, desmaios ou perda de consciência, que expõem o paciente a quedas ou acidentes. Podem ocorrer também diarreia, náusea e vômito, principalmente na dose de 10 mg/dia. Eventos adversos raros incluem rabdomiólise, convulsões, e a sindrome neuroléptica maligna. É importante que o paciente informe ao médico se sentir dores generalizadas, escurecimento da urina, fraqueza e mal-estar. Além disso, devem ser monitorados sintomas de sangramento gastrintestinal, especialmente em pacientes com maior risco.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?