Donila 5MG com 30 Comprimidos

  • Fabricante: Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A - 60659463002992
  • Categoria: Controlados
  • Princípio ativo: Donepezila
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Donila é um medicamento indicado para o tratamento da doença de Alzheimer.

  • Como este medicamento funciona?

    Acredita-se que DONILA exerça sua ação terapêutica com o aumento da concentração da acetilcolina (substância presente na junção entre células do sistema nervoso) através da inibição reversível da quebra da mesma pela enzima acetilcolinesterase (tipo de enzima que quebra ou inativa a acetilcolina). O tempo estimado para o início da ação farmacológica de DONILA é de cerca de 2 semanas após a administração oral, quando é esperado que a concentração plasmática (sanguínea) de DONILA alcance o estado de equilíbrio.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Não utilize Donila se tiver conhecimento de hipersensibilidade ao cloridrato de donepezila (princípio ativo de Donila), a derivados de piperidina ou a qualquer componente da formulação.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Antes de usar este medicamento, é importante estar ciente das advertências e precauções associadas ao seu uso. Informe ao seu médico sobre a administração de Donila, especialmente se você estiver passando por anestesia, pois o medicamento pode aumentar o relaxamento muscular de certos anestésicos. Pacientes com condições cardiovasculares devem ter cautela, uma vez que houve relatos de episódios de desmaio associados à diminuição da frequência cardíaca. Em relação a condições gastrointestinais, deve-se ter cuidado quanto ao aumento da secreção ácida gástrica, especialmente em pacientes com histórico de doenças ulcerosas. Além disso, é preciso monitorar possíveis sintomas de sangramento gastrointestinal. Existem preocupações também sobre condições neurológicas, pois os colinomiméticos podem potencialmente causar convulsões. Rhabdomiólise é um evento raro que pode ocorrer em alguns pacientes, e qualquer dor generalizada ou escurecimento da urina deve ser reportado ao médico. Pacientes com histórico de asma ou doença pulmonar obstrutiva devem usar Donila com cautela. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Interações com outros medicamentos, especialmente inibidores da colinesterase, devem ser evitadas, e o uso de álcool é desaconselhado.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade.
    Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
    Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

  • Como devo usar este medicamento?

    Donila deve ser administrado por via oral. Adultos e idosos devem tomar Donila uma vez ao dia. As doses clinicamente eficazes são de 5 mg e 10 mg para pacientes com doença de Alzheimer leve a moderadamente grave. A dose inicial é de 5 mg/dia, que pode ser aumentada para 10 mg/dia após 4 a 6 semanas. A dose diária máxima recomendada é de 10 mg. O medicamento deve ser tomado à noite, logo antes de dormir, e pode ser ingerido com ou sem alimentos. Não deve ser partido, aberto ou mastigado.
    Siga sempre a orientação do seu médico.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Caso você se esqueça de tomar Donila no horário estabelecido, tome - o assim que lembrar. Entretanto, se já estiver perto do horário de tomar a próxima dose, pule a dose esquecida e tome a próxima. Neste caso, não tome o medicamento em dobro para compensar doses esquecidas. O esquecimento de dose pode comprometer a eficácia do tratamento.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O medicamento DONILA pode causar efeitos colaterais como diarreia, náusea e vômito. Também foram relatados episódios de desmaio, especialmente em pacientes com problemas cardíacos, e aumento da secreção ácida gástrica, o que pode levar a sangramentos gastrintestinais. A rabdomiólise é um evento raro que pode ocorrer, manifestando-se por dores generalizadas, escurecimento da urina e fraqueza. Convulsões generalizadas também podem ocorrer, e a síndrome neuroléptica maligna é um evento adverso muito raro. Atenção deve ser dada a pacientes com histórico de asma ou doença pulmonar obstrutiva.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    No caso de ingestão, ou suspeita de ingestão, de uma grande quantidade de Donila, procure imediatamente um médico ou um serviço de saúde mais próximo.
    Sintomas da superdose
    A superdose com inibidores da colinesterase (classe terapêutica de Donila) pode resultar em crise colinérgica caracterizada por náusea grave, vômitos, salivação, sudorese, bradicardia (diminuição da frequência cardíaca), diminuição da pressão sanguínea, diminuição dos movimentos respiratórios, falência do organismo e convulsões. Existe a possibilidade de aumento da fraqueza muscular, que pode resultar em óbito se os músculos respiratórios forem envolvidos.