Donila Duo é um medicamento indicado para tratamento de doença de Alzheimer moderada a grave.
Como este medicamento funciona?
Acredita-se que a donepezila exerça sua ação terapêutica com o aumento da concentração da acetilcolina, um neurotransmissor importante nos mecanismos de memória, através da inibição reversível da quebra da mesma pela enzima acetilcolinesterase. A memantina atua nos receptores NMDA (N - metil - D - aspartato) que estão envolvidos na transmissão de sinais nervosos em áreas importantes para aprendizagem e memória.
Quando não devo usar este medicamento?
Donila Duo não deve ser utilizado se tiver conhecimento de hipersensibilidade a donepezila ou a memantina ou a qualquer componente da formulação. Também não deve ser utilizado durante a gravidez e amamentação, exceto sob orientação médica. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O Donila Duo pode exacerbar o relaxamento muscular durante anestesia. Os inibidores da colinesterase, como a donepezila, podem diminuir a frequência cardíaca, sendo essa ação relevante em pacientes com alterações de ritmo cardíaco. Em pacientes com histórico de doença ulcerosa ou que estão tomando anti-inflamatórios não esteroides, é essencial monitorar sintomas de sangramento gastrintestinal ativo ou oculto, pois a donepezila pode aumentar a secreção ácida gástrica. Pode causar diarreia, náusea e vômito, que são, na maioria dos casos, leves e transitórios. A utilização de memantina em pacientes com disfunção hepática não está estudada. Não é recomendado para pacientes com disfunções renais graves e certos fatores que elevam o pH da urina devem ser monitorados. Pacientes com infarto do miocárdio recente, insuficiência cardíaca congestiva e hipertensão não controlada devem ser cuidadosamente supervisionados. Há potencial para causar convulsões generalizadas, especialmente em pacientes com epilepsia. A donepezila pode causar fadiga, tontura e cãibras musculares, o que pode afetar a capacidade de dirigir ou operar máquinas. Não existem estudos adequados sobre sua segurança em crianças. Deve-se evitar a administração concomitante a outros inibidores da colinesterase e uma série de outros medicamentos, com necessidade de informar ao médico sobre
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade. Desde que respeitados os cuidados de armazenamento, o medicamento apresenta uma validade de 24 meses a contar da data de sua fabricação. Guarde-o em sua embalagem original.
Como devo usar este medicamento?
O uso de Donila Duo deve ser feito por via oral, com a posologia a ser determinada pelo médico, que deve avaliar individualmente o paciente. Não foram fornecidas instruções específicas sobre a dosagem ou frequência na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento Donila Duo pode causar diarreia, náusea e vômito. Estes efeitos são geralmente leves e transitórios, podendo durar de 1 a 3 semanas e se resolvem com o uso continuado de donepezila. Além disso, donepezila pode causar fadiga, tontura e cãibras musculares, especialmente ao iniciar ou aumentar a dose. Recomenda-se cautela em pacientes que sofram de epilepsia, pois a donepezila pode ter um potencial para causar convulsões generalizadas. Os inibidores da colinesterase devem ser usados com cuidado em pacientes com histórico de asma ou doença pulmonar obstrutiva.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?