Doril ® é indicado como analgésico e antipirético, especialmente para o tratamento de dores, redução da febre e dor de cabeça.
Como este medicamento funciona?
Resposta:
Este medicamento é um analgésico com ação antipirética, portanto, atua aliviando a dor e a febre. Por possuir a substância cafeína, potencializa a ação analgésica do ácido acetilsalicílico. A cafeína apresenta ainda um efeito estimulante no humor, no estado de alerta e na atenção, promove a constrição (diminuição do calibre) dos vasos sanguíneos do cérebro, o que pode contribuir para o alívio das dores de cabeça.
Quando não devo usar este medicamento?
Doril ® é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade ao ácido acetilsalicílico, a outros salicilatos ou a qualquer outro componente da fórmula do produto. Este medicamento é contraindicado para pacientes predispostos a dispepsias (indigestão), ou sabidamente portadores de alguma lesão da mucosa gástrica (úlceras). Também é contraindicado para pacientes com intolerância gástrica ao ácido acetilsalicílico e portadores de lesão hepática grave, além de pacientes hemofílicos (com problemas de sangramento). Deve-se tomar cuidado em pacientes com função renal comprometida. Doril ® é contraindicado nos três primeiros meses de gravidez, e após esse período, só deve ser empregado nos casos de absoluta necessidade e sob orientação médica. Sua utilização também é contraindicada em grávidas no final da gestação por prolongar o tempo de sangramento, favorecendo a ocorrência de hemorragias. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. A terapia com o ácido acetilsalicílico deverá ser suspensa, no mínimo, 2 semanas antes de cirurgias. Este medicamento é contraindicado em caso de suspeita de dengue, pois pode aumentar o risco de sangramentos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Não use este medicamento caso tenha asma ou úlcera no estômago. O uso de ácido acetilsalicílico em crianças ou adolescentes pode causar a Síndrome de Reye, uma doença rara, mas grave. O tratamento com este medicamento não deve se prolongar por mais de 7 dias, a menos que recomendado pelo médico, pois pode causar problemas nos rins, estômago, intestino, coração e vasos sanguíneos. O uso de ácido acetilsalicílico deve ser interrompido pelo menos 2 semanas antes de qualquer procedimento cirúrgico. Durante o tratamento, recomenda-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, pois pode aumentar o risco de úlcera e sangramento. Pacientes com intolerância ao álcool podem apresentar sintomas que sugerem a síndrome de asma analgésica.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Uso oral. Uso adulto: tomar 1 a 2 comprimidos. Se necessário, repetir de 4 em 4 horas, não ultrapassando 6 comprimidos em 24 horas.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os possíveis males que o medicamento DORIL pode causar incluem: reações alérgicas (como urticária, coceira, inchaço dos lábios e olhos, congestão nasal, tontura, dificuldade de respirar), dispepsias (indigestão), lesões da mucosa gástrica (úlcera), e risco de hemorragias. O uso prolongado pode causar problemas nos rins, estômago, intestino, coração e vasos sanguíneos. É contraindicado em casos de asma, úlcera no estômago, lesão hepática grave, hemofilia, e deve-se ter cautela em pacientes com função renal comprometida. Além disso, a combinação com bebidas alcoólicas pode aumentar o risco de úlcera e sangramento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?