O medicamento Doxaprost é indicado para o tratamento da hiperplasia prostática benigna – HPB (aumento benigno da próstata), aliviando os sintomas associados e melhorando o fluxo urinário. Também é indicado para o tratamento da hipertensão (pressão alta), podendo ser utilizado como agente inicial para o controle da pressão sanguínea.
Como este medicamento funciona?
A doxazosina, princípio ativo deste produto, pertence à classe dos medicamentos chamados anti-hipertensivos (que diminuem a pressão sanguínea). Age relaxando os vasos sanguíneos, permitindo que o sangue passe mais facilmente. A doxazosina também relaxa os músculos da próstata e do colo (parte mais inferior) da bexiga.
Quando não devo usar este medicamento?
Não tome Doxaprost se você:
− tem alergia à doxazosina, outros tipos de quinazolinas (como: prazosina ou terazosina) ou a qualquer outro componente deste medicamento;
− tem próstata aumentada (hiperplasia prostática benigna) e pressão baixa;
− apresenta história de uma condição conhecida como "hipotensão ortostática", forma de pressão baixa que faz você se sentir tonto ou atordoado quando se levanta;
− tem próstata aumentada juntamente com uma das seguintes condições: qualquer tipo de congestão ou bloqueio do trato urinário, infecção crônica do trato urinário ou pedras na bexiga;
− tem alguma forma de obstrução do trato digestivo;
− tiver incontinência urinária por transbordamento (ausência de vontade de urinar) ou anúria (organismo não produz urina) com ou sem problemas renais.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Fale com o seu médico antes de tomar Doxaprost se: durante o início do tratamento, sentir tonturas e fraqueza ou perda de consciência; está fazendo uso de algum inibidor da 5-fosfodiesterase, tipo de medicamento utilizado para o tratamento da disfunção erétil; sofre de insuficiência hepática (mau funcionamento do fígado); tem estreitamento gastrintestinal grave (obstrução do estômago ou do intestino); tem prevista uma cirurgia de catarata; tem alguma das seguintes doenças cardíacas agudas: edema pulmonar devido à estenose aórtica ou mitral, insuficiência cardíaca de alto débito, insuficiência cardíaca direita devido a embolia pulmonar ou derrame pericárdio ou insuficiência cardíaca ventricular esquerda com baixa pressão de enchimento.
Doxaprost pode ser utilizado nas doses usuais mesmo que você tenha insuficiência renal (mau funcionamento dos rins). Como este medicamento contém lactose, seu emprego não é recomendado em pacientes com doenças hereditárias raras de intolerância à galactose, deficiência de lactase de Lapp ou má absorção de glicose-galactose. Atenção: Contém lactose monoidratada. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
Ereções prolongadas e priapismo (ereção persistente e dolorosa
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C). Guarde-o em sua embalagem original. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Como devo usar este medicamento?
O DOXAPROST deve ser utilizado por via oral e é indicado para o tratamento dos sintomas da hiperplasia prostática benigna (aumento benigno da próstata) e para o tratamento da hipertensão (pressão alta). O seu médico prescreverá a melhor opção de tratamento para o seu caso, podendo ser administrado em associação a outros medicamentos para pressão alta, se necessário. Não opere máquinas ou dirija veículos, especialmente no início do tratamento, pois a habilidade para essas tarefas pode estar prejudicada.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento Doxaprost pode causar ereções prolongadas e priapismo (ereção persistente e dolorosa do pênis), que foram relatados com bloqueadores alfa-1, incluindo a doxazosina. No caso de uma ereção persistente por mais de 4 horas, é necessário procurar assistência médica imediata, pois o priapismo quando não tratado prontamente pode resultar em danos ao tecido do pênis e na perda permanente de potência. Além disso, durante o início do tratamento, alguns pacientes podem apresentar tonturas, fraqueza ou perda de consciência.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?