Indicado para o alívio temporário da dor leve a moderada associada à enxaqueca, dor de cabeça, dor nas costas, cólica menstrual, dor dentária, dor reumática ou muscular, dor relacionada à artrite não grave, sintomas de gripes e resfriados, dor de garganta e febre.
Como este medicamento funciona?
Este medicamento é uma associação cujo ativo principal é o paracetamol, associado ao ibuprofeno. Exerce atividade contra dor e febre. É especialmente adequado para o alívio da dor que necessita de analgesia não proporcionada pelo ibuprofeno ou paracetamol isolados. Após administração oral, o início do alívio pode ser percebido em 18 minutos e permanece por até 9 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
O ibuprofeno + paracetamol é contraindicado para:
- pacientes com alergia conhecida ao ibuprofeno, paracetamol ou a qualquer outro componente do produto;
- que apresentaram reações alérgicas após a administração de ácido acetilsalicílico (AAS) ou de outros anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs);
- com histórico ou atual quadro de hemorragia ou perfuração gastrintestinais, incluindo aquelas relacionadas à terapia com anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs);
- com problemas de coagulação;
- com insuficiências cardíaca, hepática ou renal graves;
- em uso concomitante com outros AINEs, incluindo inibidores específicos da ciclo-oxigenase-2 (COX-2) e doses de ácido acetilsalicílico superiores à 75 mg/dia, sob o risco de potencializar reações adversas;
- em uso concomitante com outros medicamentos que contenham paracetamol, sob o risco de eventos adversos graves;
- durante o terceiro trimestre de gravidez devido ao risco de fechamento prematuro do canal arterial fetal, com possível hipertensão pulmonar.
- Este medicamento é contraindicado em caso de suspeita de dengue, pois pode aumentar o risco de sangramentos.
- Não use este medicamento caso tenha problemas no estômago.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O risco de overdose de paracetamol é maior em pacientes com doença hepática cirrótica não alcoólica. Orientação médica imediata deve ser procurada em caso de overdose, mesmo que o paciente se sinta bem, devido ao risco de grave lesão hepática. Os efeitos indesejados podem ser minimizados através da administração da menor dose eficaz durante o menor período de tempo necessário para o controle dos sintomas e pela administração da dose com alimentos.
Em idosos, há um Aumento da frequência de reações adversas aos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), especialmente hemorragia e perfuração gastrointestinais, que podem ser fatais.
Pessoas com (ou histórico prévio de) asma brônquica ou doença alérgica devem ter cuidado, pois AINEs podem precipitar broncoespasmo.
Pacientes com insuficiências cardíaca, renal e hepática devem ser monitorados, pois o uso de AINEs pode levar à redução dose-dependente da síntese de prostaglandinas e promover deterioração da função renal.
É necessário monitoramento apropriado para pacientes com histórico de hipertensão e/ou falência cardíaca congestiva, pois foi relatado retenção de fluidos e edema associado à administração de AINEs. O uso de ibuprofeno, especialmente na dose mais alta, pode estar associado a um pequeno aumento do risco de eventos trombóticos.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Este medicamento é indicado para o alívio temporário da dor leve a moderada associada à enxaqueca, dor de cabeça, dor nas costas, cólica menstrual, dor dentária, dor reumática ou muscular, dor relacionada à artrite não grave, sintomas de gripes e resfriados, dor de garganta e febre. O início do alívio pode ser percebido em 18 minutos e permanece por até 9 horas. Recomenda-se a administração da menor dose eficaz durante o menor período de tempo necessário para o controle dos sintomas.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O DUALGI é contraindicado para pacientes com alergia conhecida ao ibuprofeno, paracetamol ou a qualquer outro componente do produto; aqueles que apresentaram reações alérgicas após a administração de ácido acetilsalicílico ou de outros anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs); com hemorragia ou perfuração gastrintestinais; problemas de coagulação; insuficiências cardíaca, hepática ou renal graves; em uso concomitante com outros AINEs ou medicamentos que contenham paracetamol; durante o terceiro trimestre de gravidez e em caso de suspeita de dengue. Além disso, o ibuprofeno pode causar reações alérgicas, como asma, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico e não é recomendado para pessoas com problemas no estômago.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O risco de overdose de paracetamol é maior em pacientes com doença hepática cirrótica não alcoólica. Orientação médica imediata deve ser procurada em caso de overdose, mesmo que o paciente se sinta bem, devido ao risco de grave lesão hepática.