DUPHALAC (lactulose) é indicado para tratar os sintomas da constipação intestinal (prisão de ventre), para a prevenção e o tratamento de encefalopatia hepática, incluindo as etapas de pré - coma e coma hepático e para limpeza intestinal em preparação para colonoscopia em adultos.
Como este medicamento funciona?
A ação esperada de DUPHALAC é a de restabelecer a função regular do intestino, pois intensifica o acúmulo de água no bolo fecal. Os primeiros efeitos serão obtidos após a sua utilização por alguns dias seguidos (até quatro dias), especialmente em quem está substituindo um laxante pelo DUPHALAC. Seu efeito pode ser desejável também em pessoas com mau funcionamento do fígado, numa condição específica chamada “encefalopatia hepática”, melhorando seu nível de consciência.
Quando não devo usar este medicamento?
DUPHALAC é contraindicado em: pessoas alérgicas ou sensíveis a qualquer um dos componentes da fórmula; casos de intolerância a açúcares como lactose, galactose e frutose; casos de gastrite, úlceras pépticas, apendicite, sangramento ou obstrução intestinal, diverticulite, etc.; quando utilizado para limpeza intestinal, não deve ser administrado a pacientes inconscientes ou com consciência comprometida e pacientes com chance de aspirar (levar alimentos para o sistema respiratório) ou quando o alimento volta do estômago para o esôfago e boca, fraqueza geral, com desidratação grave ou com dificuldades no reflexo de engolir.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de usar DUPHALAC, é aconselhada a consulta a um médico caso apresente sintomas abdominais dolorosos de causa indeterminada. Pessoas com pressão alta e desidratação devem tomar cuidado na administração, pois estas condições podem ser agravadas. Os diabéticos devem considerar a presença de galactose e lactose no medicamento, uma vez que relatos indicam aumento nos níveis sanguíneos de glicose. Pacientes com encefalopatia hepática devem estar sob cuidados médicos constantes devido ao risco de acidose em altas doses. O uso em crianças deve ser orientado por um médico, e pacientes idosos debilitados devem consultar regularmente a avaliação de sais do sangue. Na gestação, o uso deve ser autorizado por um médico, e é classificado como categoria de risco C. Informe ao médico sobre o uso de DUPHALAC antes de exames proctológicos. Medicamentos como antibióticos e outros laxantes podem interferir na ação de DUPHALAC.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar o produto em temperatura ambiente (15ºC - 30ºC). Proteger da luz. Se armazenado nas condições indicadas, o medicamento se manterá próprio para consumo pelo prazo de validade impresso na embalagem externa. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
DUPHALAC pode ser administrado, no mesmo horário, preferencialmente em uma única tomada pela manhã ou à noite, sozinho ou com alimentos, ou ainda misturado a suco de fruta, leite, iogurte, água ou qualquer líquido, ou conforme orientação médica. Caso não seja tomado em uma única dose, pode ser dividida em duas tomadas. Se DUPHALAC for tomado em uma única dose, deve ser engolido de uma vez e não deve ser mantido na boca por um longo período de tempo. Durante a terapia com laxantes, recomenda-se beber quantidades suficientes de líquidos (1,5 - 2 litros) durante o dia.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de DUPHALAC pode causar diarreia (fezes líquidas) como efeito esperado, especialmente em preparação para colonoscopia. Outros efeitos colaterais que podem ocorrer incluem enjoo, vômito, inchaço na barriga ou dor na barriga. Caso estes sintomas apareçam, recomenda-se reduzir ou interromper temporariamente a medicação. Além disso, há risco de acidose em pacientes com encefalopatia hepática quando administrado em altas doses.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de uso de uma quantidade maior do que a indicada de DUPHALAC, especialmente em pacientes com encefalopatia hepática, pode haver o risco de acidose. É necessário monitorar a hidratação e os níveis de minerais no sangue, assim como consultar um médico para avaliar os sintomas e possíveis ajustes na administração do medicamento.