O seu médico lhe receitou Ecasil ® 81 para inibir a agregação das plaquetas, sendo, então, recomendado para o tratamento pós-infarto do miocárdio e após angina instável.
Como este medicamento funciona?
Ecasil ® 81 contém a substância ativa ácido acetilsalicílico, que inibe a síntese de prostaglandinas e de tromboxano A2, prevenindo a agregação plaquetária, formação de trombos e a obstrução dos vasos sanguíneos.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve tomar o Ecasil ® 81 se for alérgico a qualquer um de seus componentes e aos anti-inflamatórios não esteroides. Caso tenha asma, rinite, úlcera gastroduodenal, doenças que facilitam o sangramento, se estiver no último trimestre da gravidez ou durante a amamentação não tome esse medicamento.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de usar Ecasil ® 81, é importante saber que você não deve usar este medicamento se for alérgico a qualquer um de seus componentes ou a anti-inflamatórios não esteroides. Pacientes com asma, rinite, úlcera gastroduodenal, ou outras doenças que facilitam o sangramento também devem evitar seu uso. Durante o último trimestre da gravidez ou durante a amamentação, o uso só deve ocorrer sob orientação médica. Ademais, é necessário ter cautela em casos de insuficiência renal e insuficiência hepática graves, e em pacientes com histórico de úlceras pépticas ou sangramentos gastrintestinais, pois há risco de irritação da mucosa gástrica e sangramentos. Em caso de gravidez ou lactação, o medicamento deve ser administrado apenas se for realmente necessário. É fundamental consultar um médico antes de iniciar o tratamento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Mantenha Ecasil ® 81 guardado em lugar fresco, temperatura ambiente (15 a 30ºC), protegido da umidade. Este medicamento é válido por 24 meses a partir da data de fabricação. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance de crianças.
Como devo usar este medicamento?
Este medicamento deve ser administrado somente pela via recomendada para evitar riscos desnecessários. Ecasil ® 81 deve ser tomado com um copo cheio de água, a menos que o paciente esteja sob restrição de fluidos, durante ou após a refeição. Como anti-agregante plaquetário: 1 a 2 comprimidos revestidos de Ecasil ® 81 ao dia ou a critério médico. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Você deve tomar Ecasil ® 81 conforme a receita médica. Se você deixou de tomar uma dose, deverá tomar a dose seguinte como de costume, isto é, na hora regular e sem dobrar a dose. Em caso de dúvida, procure orientação do farmacêutico ou de seu Médico, ou cirurgião dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os males que o Ecasil ® 81 pode causar incluem reações adversas relacionadas ao uso de ácido acetilsalicílico. Entre as reações comuns (ocorrendo entre 1% e 10% dos pacientes) estão dor no estômago e sangramento gastrintestinal leve (micro-hemorragias). Reações incomuns (ocorrendo entre 0,1% e 1% dos pacientes) incluem náusea, vômitos e diarreia. Reações raras (ocorrendo entre 0,01% e 0,1% dos pacientes) podem incluir sangramentos e úlceras no estômago, reações alérgicas, dificuldades para respirar e reações na pele, especialmente em pacientes asmáticos. Reações muito raras (ocorrendo em menos de 0,01% dos pacientes) incluem alterações no fígado e rins, queda no nível de açúcar no sangue (hipoglicemia) e reações alérgicas graves. O uso prolongado pode também provocar dores de cabeça, tonturas, zumbidos, alteração da visão, sonolência ou anemia. Ao menor sinal de reação alérgica ou se notar fezes pretas, é recomendado informar o médico imediatamente.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
A superdose por salicilatos pode resultar de uma superdosagem aguda ou intoxicação crônica. Mesmo na ausência de sinais ou sintomas de uma intoxicação, procurar imediatamente um médico ou um Centro de Intoxicações.