EMISTIN ® é indicado como antialérgico, anti-inflamatório e analgésico, em caso de inflamações onde se faça necessária a terapêutica por meio de corticoides. Destinado para o tratamento de dermatoses agudas, subagudas ou crônicas, de origem inflamatória e/ou alérgica, como eczemas e dermatites.
Como este medicamento funciona?
EMISTIN ® reúne em sua fórmula a clemastina, um anti-histamínico de efeito prolongado, e a dexametasona, um glicocorticoide sintético com reduzida atividade mineralocorticoide, nos casos de inflamações onde se faça necessário a terapêutica por meio de corticosteroides.
Quando não devo usar este medicamento?
EMISTIN ® é contraindicado para pacientes que apresentam hipersensibilidade aos componentes da fórmula, nos casos de dermatoses provocadas por vírus ou por fungos, nas lesões cutâneas tuberculosas. Pacientes que apresentam tuberculose, insuficiência cardíaca congestiva, úlcera duodenal em atividade, hipertensão arterial, psicoses, diabetes, infecções graves e nos três primeiros meses de gravidez não devem usar EMISTIN ®. Este medicamento é contraindicado para gestantes nos 3 primeiros meses de gestação. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má absorção de glicose - galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Doses médias e grandes de corticosteroides podem causar elevação da pressão arterial, retenção de sal e água e maior excreção de potássio. Pode ser necessária a restrição dietética de sal e a suplementação de potássio. Todos os corticosteroides aumentam a excreção de cálcio. Após terapia prolongada, a retirada dos corticoides pode resultar em insuficiência adrenocortical secundária, causando sintomas da síndrome da retirada de corticosteroides: febre, mialgia e artralgia. Os esteroides devem ser utilizados com cautela em colite ulcerativa inespecífica, se houver probabilidade de iminente perfuração, abscessos ou outras infecções piogênicas. Os corticosteróides podem mascarar alguns sinais de infecção e novas infecções podem aparecer durante o seu uso. O uso prolongado do corticosteróide pode produzir catarata subcapsular posterior, glaucoma e estimular o estabelecimento de infecções oculares secundárias. Informe ao médico se houver aumento da dor acompanhado de inchaço local, maior restrição no movimento articular, febre e mal estar. Gravidez: O uso destas substâncias na gravidez ou
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os possíveis males que o medicamento EMISTIN pode causar incluem a elev ação da pressão arterial, retenção de sal e água, maior excreção de potássio, e sintomas da síndrome da retirada de corticosteroides como febre, mialgia, artralgia e mal-estar. O uso prolongado pode também causar catarata subcapsular posterior, glaucoma com possíveis lesões dos nervos ópticos e infecções oculares secundárias. Além disso, pode ocorrer mascaramento de sinais de infecção, e o aparecimento de novas infecções durante o uso do medicamento.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?