Endofolin é indicado para as seguintes situações clínicas: suplementação com ácido fólico para diminuir a ocorrência e recorrência de malformações fetais, como Defeitos do Fechamento do Tubo Neural; em pacientes submetidos à diálise para complementação de ácido fólico; na redução da incidência de danos tóxicos hepáticos e gastrointestinais em tratamento com metotrexato; e como suplemento para quadros de deficiência de folato, utilizado para redução dos níveis de homocisteína.
Como este medicamento funciona?
O ácido fólico é uma vitamina essencial na multiplicação celular de todos os tecidos, já que é indispensável à síntese do DNA e, consequentemente, à divisão celular.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve utilizar Endofolin se apresentar hipersensibilidade (alergia) ao ácido fólico ou se você tiver anemia perniciosa (baixa quantidade de células vermelhas no sangue pela deficiência de vitamina B12), pois o ácido fólico pode mascarar os sintomas dessa doença. O Endofolin não deve ser utilizado nos casos de doenças hepáticas (doenças do fígado) graves com distúrbio da coagulação (problemas no processo de formação de coágulo) ou reconhecida hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da formulação. Além disso, este medicamento é contraindicado para menores de 14 anos e não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O ácido fólico não é uma terapia apropriada para anemia perniciosa (baixa quantidade de células vermelhas que se apresentam grandes e imaturas causadas por deficiência de vitamina B 12). O ácido fólico deve ser administrado com cautela em pacientes que possam estar com tumores folato dependentes (tumores que precisam do folato para se desenvolver). Não há restrições específicas para o uso de Endofolin em idosos e grupos especiais, desde que observadas as contraindicações e advertências comuns ao medicamento. Este medicamento é contraindicado para menores de 14 anos e pode ser utilizado durante a gravidez, desde que sob prescrição médica ou do cirurgião-dentista. O ácido fólico atravessa a barreira placentária e quantidades significativas de ácido fólico e de seus produtos de metabolismo passam para o leite materno.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15°C a 30 °C). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Os comprimidos revestidos devem ser ingeridos inteiros e sem mastigar com quantidade suficiente de água para que sejam deglutidos. A posologia de ácido fólico varia conforme a indicação:
Ginecologia e Obstetrícia: na prevenção de malformações do tubo neural, iniciar o tratamento antes da concepção, administrando 1 comprimido de Endofolin ® 5 mg diariamente em mulheres que planejam engravidar, prolongando o uso até 12 semanas de gestação.
Nefrologia: em pacientes com doença renal crônica submetidos à diálise, administrar 1 comprimido de Endofolin ® 5 mg ao dia, por 8 a 12 semanas.
Reumatologia: na prevenção da toxicidade provocada pelo metotrexato, 1 comprimido de Endofolin ® 5 mg uma vez por semana durante o tratamento com metotrexato.
Clínica médica: para o tratamento de hiperhomocisteinemia, administrar 1 comprimido Endofolin ® 5 mg ao dia, por 8 a 12 semanas.
Utilizar apenas a via oral. O uso por outra via pode causar perda do efeito esperado ou danos ao usuário. Siga a orientação do seu médico, respeitando horários, doses e duração do tratamento. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Você pode tomar a dose deste medicamento assim que se lembrar. E não exceda a dose recomendada para cada dia. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Geralmente o Endofolin ® é bem tolerado. Ocasionalmente desencadeiam-se eritema (vermelhidão), prurido (coceira) e/ou urticária (erupção da pele temporária decorrente de alergia e que promove coceira), contudo, em poucos dias esses sintomas desaparecem com a suspensão do uso. Efeitos adversos comuns são: Gastrointestinais: alteração do paladar (gosto amargo na boca), perda de apetite, náuseas (enjoo), distensão abdominal (aumento do volume da barriga) e flatulência (presença de uma quantidade excessiva de gás no estômago ou no intestino); Neurológicos: confusão mental; Psiquiátricos: irritabilidade, perturbação no padrão do sono.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Em caso de uso de uma quantidade maior do que a indicada de Endofolin, é recomendável que o paciente entre em contato com um médico ou um farmacêutico para orientar sobre as medidas a serem tomadas. A bula não fornece informações específicas sobre o manejo de uma overdose.