ENXAK é destinado ao tratamento das crises de dor de cabeça (cefaleia), incluindo a enxaqueca.
Como este medicamento funciona?
ENXAK apresenta em sua fórmula uma substância (di-hidroergotamina) que age no sistema nervoso central e é específica para o alívio da dor de cabeça gerada pela enxaqueca. Apresenta também um analgésico (dipirona monoidratada) e a cafeína, que aumenta a efetividade dos analgésicos.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos. ENXAK é contraindicado em pacientes que apresentam: hipersensibilidade a quaisquer dos componentes de sua fórmula ou a outros alcaloides do ergot; hipertensão não controlada, comprometimento severo da função renal ou hepática, doenças vasculares periféricas, infarto agudo do miocárdio, angina pectoris e outras doenças cardíacas isquêmicas. Também é contraindicado em pacientes com hipotensão prolongada, sepse após cirurgia vascular e em pacientes com enxaqueca basilar ou hemiplégica. Além disso, está contraindicado em pacientes com alergia a pirazolonas ou pirazolidinas, em pacientes com doenças metabólicas como porfiria e deficiência congênita da glicose-6-fosfato-desidrogenase, em casos de alteração da função da medula óssea ou doenças do sistema hematopoiético. É contraindicado para uso por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento e também durante a lactação.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
ENXAK é contraindicado para menores de 18 anos e em pacientes que apresentam: hipersensibilidade a quaisquer dos componentes da sua fórmula ou a outros alcaloides do ergot; hipertensão não controlada, comprometimento severo da função renal ou hepática, doenças vasculares periféricas, infarto agudo do miocárdio, angina pectoris e outras doenças cardíacas isquêmicas. Também é contraindicado em pacientes com hipotensão prolongada, sepse após cirurgia vascular, enxaqueca basilar ou hemiplégica, alergia a pirazolonas, doenças metabólicas como porfiria, deficiência congênita da glicose-6-fosfato-desidrogenase, e alterações da função da medula óssea. ENXAK não deve ser utilizado durante a gestação ou lactação. Deve-se evitar a ingestão concomitante de ENXAK com medicamentos inibidores da recaptação da serotonina e outras medicações que podem aumentar a toxicidade da ergotamina, além de evitar a ingestão de toranja e bebidas alcoólicas. Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir ou operar máquinas devido ao risco de prejuízo na habilidade e atenção.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Guardar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade. Não utilize medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Como devo usar este medicamento?
Tomar 1 a 2 comprimidos ao primeiro sinal de enxaqueca; caso não haja melhora da sintomatologia, ingerir 1 comprimido a cada 30 minutos, até um máximo de 6 comprimidos ao dia. Não utilizar por mais de 10 dias seguidos. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não é necessário adotar nenhuma medida específica. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os componentes de ENXAK foram relacionados aos seguintes eventos adversos: náuseas, dor ou desconforto no estômago, tonturas, sonolência, vômitos, dores musculares, boca seca, fraqueza, sudorese, dor abdominal, confusão mental, insônia, diarreia, prisão de ventre, dor no peito, palpitações, aumento ou diminuição dos batimentos do coração, aumento ou diminuição da pressão arterial, alterações da circulação devido a contrações dos vasos sanguíneos (esfriamento da pele, dor muscular, formigamento, dormência e palidez nas extremidades), alterações na regulação do nível de açúcar do sangue, alterações dos níveis de hormônios sexuais, diminuição da taxa de concepção, aumento da acidez do sangue, nervosismo, irritabilidade, tremores, contrações dos músculos, agitação, dor nas costas, reações alérgicas (coceira, ardor, vermelhidão, inchaço na pele ou mucosas, alterações gastrintestinais, falta de ar, arritmias cardíacas), diminuição de células do sangue (que podem se manifestar com lesões na boca, garganta, ânus e genitais, febre, aumento dos
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Os sintomas da superdosagem aguda de ENXAK incluem náuseas, vômitos, dor abdominal, fraqueza nas pernas, dor muscular nos membros, diminuição da temperatura, formigamento, dormência e palidez dos dedos; dor no peito, alteração do ritmo do coração e/ou da pressão arterial, inchaço localizado.