Eparema ® auxilia no alívio à má digestão e auxilia nos distúrbios do fígado, das vias biliares e nos casos de prisão de ventre leve.
Como este medicamento funciona?
Eparema ® estimula a produção e a eliminação da bile, substância que facilita a digestão de gorduras e funciona como um laxante suave, que não induz ao hábito.
Quando não devo usar este medicamento?
Eparema não deve ser usado nos casos de doenças graves nos rins, fígado e coração. Seu uso também é contraindicado em casos de: constipação crônica, abdômen agudo, dor abdominal de causa desconhecida, obstrução intestinal, processos ulcerosos do trato digestivo, doenças intestinais inflamatórias agudas (ex: colites, doença de Chron), esofagite por refluxo, transtornos hidroeletrolíticos, ílio paralítico, cólon irritável, diverticulite, doença diverticular e apendicite. Pacientes com alergia aos componentes da fórmula não devem utilizar o medicamento. Este produto não deve ser usado durante a gravidez; mulheres em período de lactação não deverão fazer uso deste medicamento, face à presença de alcaloides e risco de neurotoxicidade. Este produto é contraindicado para menores de 10 anos.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
O EPAREMA não deve ser utilizado nos casos de doenças graves nos rins, fígado e coração. É contraindicado em situações como constipação crônica, abdômen agudo, dor abdominal de causa desconhecida, obstrução intestinal, processos ulcerosos do trato digestivo, doenças intestinais inflamatórias agudas (ex: colites, doença de Chron), esofagite por refluxo, transtornos hidroeletrolíticos, íleo paralítico, cólon irritável, diverticulite, doença diverticular e apendicite. Também é desaconselhado para mulheres durante a gravidez e para aquelas em período de lactação devido à presença de alcaloides e risco de neurotoxicidade. O produto não deve ser utilizado por menores de 10 anos.
Adicionalmente, até o momento, não há relatos de interação medicamentosa com o produto, e não existem restrições quanto à ingestão com alimentos ou bebidas. Atenção, pois contém açúcar e o corante amarelo tartrazina, que pode causar reações alérgicas. É importante não exceder as doses recomendadas e não usar de forma contínua sem orientação profissional, já que o uso prolongado pode levar a distúrbios eletrolíticos e outros problemas de saúde.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
O produto deve ser conservado à temperatura ambiente (15°C a 30°C). Para sua segurança, guarde o produto na embalagem original e mantenha-o fora do alcance das crianças. Não use produto com prazo de validade vencido.
Como devo usar este medicamento?
Eparema ® destina-se a uso exclusivo pela via oral e pode ser tomado antes, duração ou após as refeições. Posologia: Adultos: uma drágea, duas vezes ao dia. Em casos de constipação, poderão ser tomadas mais uma ou duas drágeas ao deitar. Crianças acima de 10 anos: uma drágea, uma ou duas vezes ao dia. A duração do tratamento varia de acordo com a gravidade do caso. Não se recomenda tratamento prolongado com Eparema ®. Se o tratamento ultrapassar duas semanas, recomenda-se consultar um médico. Não ingerir doses maiores que as recomendadas. Os produtos tradicionais fitoterápicos não devem ser administrados pelas vias injetável e oftálmica. Este produto não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso você tenha esquecido de tomar uma dose, tome o produto assim que possível. Se estiver muito perto do horário da próxima dose, aguarde e tome somente uma única dose. Não tome duas doses ao mesmo tempo ou uma dose extra para compensar a dose perdida. Em caso de dúvidas, procure orientação de profissional de saúde.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Foram observadas e/ou descritas em literatura as seguintes reações adversas: queixas de espasmos intestinais devido à ação laxativa do produto, distorção ou diminuição do senso de paladar, irritação na garganta, dor abdominal, diarreia, indigestão, náuseas, vômitos e mal-estar. A deficiência de potássio pode levar a problemas cardíacos e fraqueza muscular. Em raros casos, alterações eletrolíticas podem levar à hiperaldosteronismo secundário, arritmia cardíaca, osteoporose e inibição da movimentação intestinal. A frequência de ocorrência dos efeitos indesejáveis não é conhecida.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não há casos de superdose relatados. Dados de literatura indicam que doses mais elevadas (acima de 0,3g da essência de boldo) poderão causar alteração renal, vômitos e diarreia. Em caso de uso de grande quantidade deste produto, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou folheto informativo, se possível. Em caso de intoxicação, ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.