• Home
  • Bulas
  • Depzel Cloridrato De Donepezila 10mg com 30 Comprimidos Uniao Quimica

Depzel Cloridrato De Donepezila 10mg com 30 Comprimidos Uniao Quimica

  • Fabricante: União Química Farmacêutica Nacional S/A - 60665981000118
  • Categoria: Controlados
  • Princípio ativo: Donepezila
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    DEPZEL é um medicamento indicado para o tratamento da doença de Alzheimer.

  • Como este medicamento funciona?

    Acredita-se que DEPZEL exerça sua ação terapêutica com o aumento da concentração da acetilcolina (substância presente na junção entre células do sistema nervoso) através da inibição reversível da quebra da mesma pela enzima acetilcolinesterase (tipo de enzima que quebra ou inativa a acetilcolina). O tempo estimado para o início da ação farmacológica de DEPZEL é de cerca de 2 semanas após a administração oral, quando é esperado que a concentração plasmática (sanguínea) de DEPZEL alcance o estado de equilíbrio.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Não utilize DEPZEL se tiver conhecimento de hipersensibilidade ao cloridrato de donepezila, a derivados de piperidina ou a qualquer componente da formulação.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    DEPZEL é um medicamento que deve ser utilizado com cautela. É importante informar ao seu médico sobre o uso deste medicamento antes de qualquer anestesia, pois ele é um inibidor da colinesterase e pode aumentar o relaxamento muscular de alguns anestésicos. Pacientes com condições cardiovasculares devem ser monitorados, pois houve relatos de episódios de desmaio devido a efeitos cardíacos, como a diminuição da frequência cardíaca. Em relação a condições gastrintestinais, é importante monitorar sintomas de sangramento gastrintestinal, especialmente em pacientes com maior risco, já que este medicamento pode aumentar a secreção ácida gástrica. Pacientes com condições neurológicas precisam estar cientes do potencial para convulsões. Deve-se também ter cuidado em pacientes com história de asma ou doença pulmonar obstrutiva. O uso durante a gravidez e a amamentação deve ser feito sob orientação médica, e também é importante observar a presença de lactose no medicamento. Além disso, deve-se evitar a administração concomitante do DEPZEL com outros inibidores da colinesterase e ter cuidado com a ingestão de álcool, que pode causar reações indesejáveis. Este medicamento pode causar tonturas e desmaios, comprometendo a habilidade de dirigir ou operar máquinas.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    DEPZEL deve ser armazenado em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C). Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Trata-se de um medicamento que deve ser mantido fora do alcance das crianças. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento e consulte o farmacêutico em caso de qualquer mudança.

  • Como devo usar este medicamento?

    DEPZEL deve ser administrado por via oral, uma vez por dia. As doses clinicamente eficazes são 5 mg e 10 mg nos pacientes com doença leve a moderadamente grave. A dose inicial é de 5 mg/dia e pode ser aumentada para 10 mg/dia após 4 a 6 semanas. A dose diária máxima recomendada é de 10 mg. O tratamento de manutenção pode ser mantido enquanto houver benefício terapêutico para o paciente, e deve ser tomado à noite, logo antes de deitar. DEPZEL poderá ser tomado com ou sem alimentos. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O uso de DEPZEL pode causar efeitos colaterais como tontura, desmaios ou perda da consciência, expondo o paciente a quedas ou acidentes. Pode ocorrer também diarreia, náusea e vômito, especialmente na dose de 10 mg/dia em comparação à dose de 5 mg/dia. Além disso, foram relatados episódios de desmaio devido a efeitos cardíacos, como diminuição da frequência cardíaca, especialmente em pacientes com problemas cardíacos. Os colinomiméticos podem causar convulsões generalizadas e, em casos raros, a síndrome neuroléptica maligna. O uso de DEPZEL deve ser acompanhado com cautela para prevenir rabdomiólise e reações alérgicas.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Em caso de uso de uma quantidade maior do que a indicada de DEPZEL, deve-se procurar imediatamente um médico. O uso excessivo pode levar a efeitos adversos, como náuseas, vômitos, diarreia, tontura e desmaios. É importante relatar ao profissional de saúde a quantidade ingerida para uma avaliação adequada e possível tratamento.