Estomazil SEM Sabor 100g

  • Fabricante: Cosmed Industria De Cosmeticos E Medicamentos S.a. - 61082426000207
  • Categoria: Antiácido
  • Princípio ativo: Bicarbonato De Sodio,Carbonato De Sodio,Acido Citrico
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Este medicamento é indicado como antiácido, para o tratamento da azia (acidez e queimação estomacal), dispepsia (sintomas de má digestão) e mal-estar.

  • Como este medicamento funciona?

    Este medicamento atua promovendo o alívio da azia e do mal-estar, através da neutralização do ácido gástrico. Devido à sua rápida solubilidade, o bicarbonato de sódio tem eficácia imediata, pois é rapidamente absorvido por via oral, neutralizando a acidez do estômago.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    O medicamento ESTOMAZIL não deve ser usado em pacientes com alcalose respiratória e metabólica, em pacientes com hipocloridria (baixa quantidade de ácido clorídrico no estômago) e com hipocalcemia (baixa quantidade de cálcio no sangue). Além disso, deve ser administrado com cuidado em pacientes com problemas cardíacos, edema, insuficiência renal, pressão alta ou aldosteronismo.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Este medicamento deve ser usado cuidadosamente por pacientes portadores de doenças crônicas, sob rigorosa supervisão médica. Deve-se evitar o uso prolongado de bicarbonato de sódio, a fim de se evitar o risco de hipernatremia (desequilíbrio na concentração de sódio no sangue). O uso prolongado de bicarbonato de sódio, presente neste medicamento, com cálcio ou leite pode causar a síndrome “Milk-alkali” caracterizada por hipercalcemia (excesso de cálcio no sangue), acidose metabólica (acidez excessiva do sangue), insuficiência renal, confusão mental, náuseas, vômitos e dor de cabeça.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Armazenar em temperatura ambiente (de 15 °C a 30ºC). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    Uso oral. Dissolver o conteúdo de 1 colher de chá (5g) em meio copo d’água. Deixar completar a efervescência e beber de uma só vez. Para as indicações propostas de azia e má digestão, a dose contida em 1 colher de chá é suficiente, podendo ser repetida após 2 horas em caso de necessidade. Dose máxima diária recomendada: 2 colheres de chá (10g/dia). Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Você deve usar o Estomazil apenas quando os sintomas ocorrerem. Não tome doses (1 colher de chá (5g)) com intervalo menor do que 2 horas.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O medicamento ESTOMAZIL pode causar alguns males, especialmente em pacientes que apresentem condições pré-existentes. É contraindicado em pacientes com alcalose respiratória e metabólica, hipocloridria e hipocalcemia, pois pode provocar tetania induzida pela alcalose. O uso deve ser cauteloso em pacientes com problemas cardíacos, edema, insuficiência renal, pressão alta ou aldosteronismo. O uso prolongado pode levar a hipernatremia, enquanto o uso com alimentos ricos em sódio pode exacerbar sintomas relacionados ao excesso de sódio. Além disso, a ingestão de bebidas alcoólicas deve ser evitada durante o tratamento. Alergias ao corante amarelo de tartrazina também podem ocorrer, assim como reações alérgicas associadas à fenilalanina.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    O uso prolongado de bicarbonato de sódio, presente neste medicamento, pode causar hipernatremia (desequilíbrio na concentração de sódio no sangue) e a síndrome “Milk-alkali”, que é caracterizada por hipercalcemia (excesso de cálcio no sangue), acidose metabólica (acidez excessiva do sangue), insuficiência renal, confusão mental, náuseas, vômitos e dor de cabeça. Portanto, deve-se evitar o uso excessivo ou prolongado sem supervisão médica.