Euthyrox 112mcg com 50 Comprimidos

  • Fabricante: Merck S/A - 33069212000184
  • Categoria: Tireoide
  • Princípio ativo: Levotiroxina Sodica
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Este medicamento é destinado à: terapia de reposição ou suplementação hormonal em pacientes com hipotireoidismo (produção insuficiente de hormônio pela glândula tireoide) de qualquer causa, exceto no hipotireoidismo transitório. Inclui condições como: cretinismo, mixedema, hipotireoidismo primário, hipotireoidismo secundário ou terciário, e supressão do TSH hipofisário no tratamento ou prevenção de vários tipos de bócios e carcinomas da tireoide. Também auxilia no diagnóstico dos testes de supressão para hipertireoidismo.

  • Como este medicamento funciona?

    Euthyrox ® é um medicamento que possui em sua fórmula uma substância chamada levotiroxina. A levotiroxina é um hormônio normalmente fabricado pelo organismo pela glândula tireoide. Euthyrox ® é prescrito pelo médico para suprir a deficiência desse hormônio no organismo.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Euthyrox ® não deve ser utilizado em caso de: hipersensibilidade (alergia) aos componentes da fórmula, infarto do miocárdio recente, tireotoxicose não tratada (síndrome clínica resultante de níveis elevados de hormônio da tireoide), insuficiência suprarrenal descompensada e hipertireoidismo não tratado.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Informe seu médico caso seja portador de doença do coração (angina, infarto), pressão alta, insuficiência da glândula suprarrenal, falta de apetite, tuberculose, asma ou diabetes. A levotiroxina deve ser usada com extremo cuidado em pacientes com distúrbios cardiovasculares, incluindo angina pectoris, insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio e pressão alta. Cuidados especiais devem ser tomados em pacientes idosos com bócio e função tireoidiana normal, ou que já sofreram infarto do miocárdio ou apresentam angina pectoris, insuficiência cardíaca ou arritmia com taquicardia. A terapia de reposição de hormônios da tireoide pode precipitar problemas das glândulas suprarrenais ou hipófise caso não seja feito o adequado tratamento com corticosteroides. Em recém-nascidos prematuros com baixo peso, o início da terapia com levotiroxina deve ser realizado com cautela. Recomenda-se cautela quando administrada em pacientes com histórico de epilepsia, pois pode aumentar o risco de convulsões. Podem ocorrer reações de hipersensibilidade que podem representar risco de vida. Efeitos sobre a densidade mineral óssea: o uso da levotiroxina pode estar associado a risco de perda óssea e osteoporose. A introdução da levotiroxina

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Não informado na bula.

  • Como devo usar este medicamento?

    Euthyrox deve ser utilizado por via oral. A posologia deve ser adaptada de acordo com os testes da função tireoidiana e a monitoração dos pacientes deve ser realizada de acordo com sintomas clínicos. É importante informar o médico sobre qualquer condição pré-existente e realizar ajustes na dosagem conforme necessário.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se você se esqueceu de usar Euthyrox, tome a dose assim que lembrar, a menos que esteja próximo da hora da próxima dose. Não duplique a dose para compensar a dose esquecida. Consulte seu médico para orientações específicas.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    Os possíveis males que este medicamento pode causar incluem reações de hipersensibilidade, podendo ser graves e até risco de vida. Também há o risco de colapso circulatório em recém-nascidos prematuros com baixo peso, por imaturidade da função suprarrenal. O uso de levotiroxina pode estar associado a perda óssea e subsequente osteoporose, especialmente em mulheres na pós-menopausa que utilizam doses supressivas. Além disso, a terapia pode precipitar problemas nas glândulas suprarrenais ou na hipófise se não houver tratamento adequado com corticosteroides. Cuidado é recomendado em pacientes com distúrbios cardiovasculares, risco de convulsões em pacientes com histórico de epilepsia, e monitoramento deve ser realizado em casos de diabetes.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.