Este medicamento é destinado à terapia de reposição ou suplementação hormonal em pacientes com hipotireoidismo (produção insuficiente de hormônio pela glândula tireoide) de qualquer causa, incluindo cretinismo, mixedema e hipotireoidismo comum. Também é indicado para a supressão do TSH hipofisário no tratamento de bócios eutireoidianos, nódulos tireoidianos, e carcinomas da tireoide dependentes de tireotropina, além de auxiliar no diagnóstico de hipertireoidismo.
Como este medicamento funciona?
Euthyrox ® é um medicamento que possui em sua fórmula uma substância chamada levotiroxina. A levotiroxina é um hormônio normalmente fabricado pelo organismo pela glândula tireoide. Euthyrox ® é prescrito pelo médico para suprir a deficiência desse hormônio no organismo.
Quando não devo usar este medicamento?
Euthyrox não deve ser utilizado em caso de: hipersensibilidade (alergia) aos componentes da fórmula, infarto do miocárdio recente, tireotoxicose não tratada (síndrome clínica, não tratada, resultante de níveis elevados de hormônio da tireoide), insuficiência suprarrenal descompensada e hipertireoidismo não tratado.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Informe seu médico caso seja portador de doença do coração (angina, infarto), pressão alta, insuficiência da glândula suprarrenal, falta de apetite, tuberculose, asma ou diabetes. A levotiroxina deve ser usada com extremo cuidado em pacientes com distúrbios cardiovasculares, incluindo angina pectoris, insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio e pressão alta. Se necessário, devem ser utilizadas doses iniciais menores, aumentos pequenos de dose e intervalos maiores entre os aumentos de dose. Cuidados especiais devem ser tomados em pacientes idosos com bócio e função tireoidiana normal. A terapia de reposição de hormônios da tireoide pode precipitar problemas das glândulas suprarrenais ou hipófise se não for feito adequado tratamento. Em recém-nascidos prematuros com baixo peso, deve-se ter cautela ao iniciar a terapia com levotiroxina. Recomenda-se cautela em pacientes com histórico de epilepsia, pois há um aumento do risco de convulsões. Podem ocorrer reações de hipersensibilidade que podem causar risco de vida. O uso de levotiroxina pode estar associado a risco de perda óssea e osteoporose, especialmente em mulheres na pós-menopausa. Durante a gravidez, a levotiroxina não precisa ser modificada, mas é importante monitorar os níveis de
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Não informado na bula.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Este medicamento pode causar reações de hipersensibilidade (alergia ou intolerância) que podem apresentar risco de vida. Se ocorrerem sinais ou sintomas de reações alérgicas, deve-se contatar imediatamente um médico ou profissional de saúde. Além disso, o uso de levotiroxina pode estar associado a risco de perda óssea, consequentemente, osteoporose e fraturas, especialmente em mulheres na pós-menopausa usando doses supressivas de TSH. É preciso ter cuidado especial com a administração em pacientes idosos, especialmente aqueles com bócio e função tireoidiana normal, que já sofreram infarto do miocárdio ou que apresentam angina pectoris, insuficiência cardíaca ou arritmia. Em recém-nascidos prematuros com baixo peso, pode ocorrer colapso circulatório devido à imaturidade da função suprarrenal. Além disso, a terapia de reposição hormonal pode precipitar problemas das glândulas suprarrenais ou hipófise caso não haja adequado tratamento com corticosteroides.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?