Evra ® é um contraceptivo hormonal em forma de adesivo. Evra ® é indicado para evitar a gravidez.
Como este medicamento funciona?
Evra ® é um contraceptivo hormonal em forma de adesivo de material plástico, fino, na cor bege, que é aplicado sobre a pele. A parte em contato direto com a pele contém os hormônios norelgestromina e etinilestradiol que são absorvidos continuamente através da pele até a corrente sanguínea. Evra ® é indicado para evitar a gravidez. Não protege contra a infecção pelo vírus HIV (vírus da AIDS) ou outras doenças sexualmente transmissíveis.
Quando não devo usar este medicamento?
Algumas mulheres não devem usar Evra. Por exemplo, você não deve usar Evra se estiver grávida ou achar que está grávida ou se apresentar as seguintes condições: histórico de ataque cardíaco (infarto do coração) ou derrame cerebral; coágulos nas pernas (trombose venosa), nos pulmões (embolia pulmonar) ou nos olhos; histórico de coágulos em veias profundas; diagnóstico ou suspeita de câncer de mama ou do útero, cérvice ou vagina, ou outro tipo de câncer dependente de estrogênios; sangramento vaginal não esclarecido; hepatite (inflamação do fígado) ou icterícia durante a gravidez ou durante uso prévio de contraceptivos hormonais; insuficiência hepática e doença hepatocelular aguda ou crônica com função hepática anormal; tumor hepático (benigno ou canceroso); hipertensão arterial (pressão alta) com níveis persistentes de pressão arterial sistólica ≥ 160 mmHg ou pressão diastólica ≥ 100 mmHg; diabetes com complicações nos rins, olhos, nervos ou vasos sanguíneos; enxaquecas (dores de cabeça) com sintomas neurológicos; uso concomitante de anticoncepcionais orais; doença das válvulas do coração com complicações; necessidade de período prolongado de repouso no leito após cirurgia de grande porte; reação alérgica a qualquer componente da fórmula de Evra;
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Informe seu médico se você for fumante, pois o risco de eventos cardiovasculares graves (coágulos nas pernas ou no pulmão; derrame cerebral) está aumentado em mulheres fumantes em uso de contraceptivos hormonais, particularmente em mulheres com mais de 35 anos e com o número de cigarros consumidos. Evra não deve ser utilizado se você tiver mais de 35 anos e for fumante. Informe seu médico se você estiver se recuperando de um parto ou de um aborto ocorrido no terceiro trimestre da gestação, se estiver amamentando ou se seu peso for igual ou superior a 90 kg. Informe seu médico no caso de sangramento vaginal não diagnosticado, persistente ou recorrente. Medidas apropriadas devem ser adotadas para excluir malignidade. Quando Evra foi usado corretamente, a chance de engravidar foi menor que 1% no primeiro ano de uso. A chance de engravidar aumenta com os erros de dosagem.
Informe seu médico se você apresenta ou já tiver apresentado as seguintes condições: obesidade, histórico familiar de doença tromboembólica, fator de risco para doença arterial como tabagismo, hiperlipidemia, pressão alta, nódulos nas mamas, histórico de câncer de mama na família, diabetes, colesterol ou triglicérides elevados, enxaqueca grave sem aura, depressão, doença da vesícula biliar, do fígado, do coração ou do rim.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
A contracepção com Evra ® inicia-se no primeiro dia da menstruação. O adesivo deve ser aplicado sobre a pele e é desenvolvido para prover a liberação contínua de norelgestromina e etinilestradiol na corrente sanguínea durante sete dias de uso. Cada adesivo libera em média 203 mcg de norelgestromina e 33,9 mcg de etinilestradiol por 24 horas.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você esquecer de usar o adesivo EVRA e não tiver trocado o adesivo na data programada, a eficácia contraceptiva pode ser comprometida. Recomenda-se que o adesivo seja aplicado assim que você se lembrar e que um novo adesivo seja colocado. Se a troca do adesivo ocorrer com mais de 24 horas de atraso, utilize um método contraceptivo adicional e consulte seu médico para orientações adicionais.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de Evra pode estar associado a alguns riscos e complicações, como o aumento do risco de doenças tromboembólicas e trombóticas (trombose e embolias por coágulos), que podem levar à incapacidade permanente ou óbito. O risco de doença tromboembólica é maior em mulheres com fatores predisponentes, como imobilização prolongada, obesidade, e antecedentes familiares de doença tromboembólica. Outros males potenciais incluem hipertensão e complicações vasculares graves, como acidente vascular cerebral ou infarto do miocárdio, especialmente em mulheres com fatores de risco como tabagismo, pressão alta, ou diabetes. Além disso, Evra não deve ser utilizado em mulheres com histórico de ataque cardíaco, coágulos, ou certas condições médicas, como câncer dependente de estrogênios ou insuficiência hepática.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?