EXPECTAMIN ® é indicado para o tratamento dos sintomas alérgicos e para facilitar a expectoração de pacientes com resfriados e gripes (infecções agudas das vias aéreas superiores).
Como este medicamento funciona?
EXPECTAMIN ® combina a ação antialérgica do maleato de dexclorfeniramina, com as propriedades vasoconstritoras do sulfato de pseudoefedrina, que reduzem a obstrução nasal; a guaifenesina aumenta a eliminação das secreções do trato respiratório e facilita a expectoração. A resposta antialérgica do maleato de dexclorfeniramina inicia-se em 30 minutos.
Quando não devo usar este medicamento?
Não utilize EXPECTAMIN se você estiver fazendo ou tiver feito tratamento no intervalo de 2 semanas com inibidores da monoaminoxidase (IMAOs); se for portador de pressão alta grave, doença grave das artérias coronárias, hipertireoidismo, se você já teve qualquer alergia ou reação anormal a algum dos componentes do produto, a compostos adrenérgicos ou outros com estrutura química semelhante. Este medicamento é contraindicado para menores de 2 anos de idade.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
A pseudoefedrina não deve ser utilizada em pacientes que possuam hipertensão arterial (pressão alta) grave ou não controlada, ou insuficiência renal (mal funcionamento dos rins) aguda grave (súbita) ou crônica (de longo prazo). Em caso de surgimento de dores de cabeça intensas de início súbito, enjoos, vômitos, confusão, convulsões e perturbações visuais, o tratamento deve ser interrompido e você deverá procurar atendimento médico imediatamente. EXPECTAMIN pode causar sonolência. Você não deve dirigir veículos ou operar máquinas durante todo o tratamento, pois sua habilidade e capacidade de reação podem estar prejudicadas. Este medicamento deve ser usado com cautela em pacientes com glaucoma de ângulo estreito, úlcera péptica estenosante, obstrução do piloro duodenal, hipertrofia prostática, obstrução de colo vesical, doença cardiovascular, glaucoma, hipertireoidismo, diabetes mellitus, ou angina. Em crianças, EXPECTAMIN pode causar agitação. A segurança e eficácia deste medicamento em crianças menores de 2 anos não estão estabelecidas. Em idosos, os anti-histamínicos podem causar tontura, sedação e hipotensão em pacientes com idade superior a 60 anos. O uso de maleato de dexclorfeniramina, pseudoefedrina
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15ºC a 30°C). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Este medicamento é indicado para uso oral. Adultos e crianças maiores de 12 anos de idade: 5 mL ou 10 mL, 3 vezes ao dia (8 em 8 horas) a 4 vezes ao dia (6 em 6 horas). Não ultrapassar a dose de 40 mL ao dia. Crianças de 6 a 12 anos de idade: 2,5 mL ou 5 mL, 3 vezes ao dia (8 em 8 horas) a 4 vezes ao dia (6 em 6 horas). Não ultrapassar a dose de 20 mL ao dia. Crianças de 2 a 6 anos de idade: 1,25 mL ou 2,5 mL, 3 vezes ao dia (8 em 8 horas) a 4 vezes ao dia (6 em 6 horas). Não ultrapassar a dose de 10 mL ao dia. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento EXPECTAMIN pode causar sonolência. Além disso, em caso de surgimento de dores de cabeça intensas, enjoos, vômitos, confusão, convulsões e perturbações visuais, o tratamento deve ser interrompido e deve-se procurar atendimento médico imediatamente. O uso de EXPECTAMIN pode causar agitação em crianças e, em idosos, pode ocorrer tontura, sedação e hipotensão. Este medicamento também não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica, pois a segurança do uso não está estabelecida.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de EXPECTAMIN, deve-se procurar atendimento médico imediatamente em caso de surgimento de dores de cabeça intensas de início súbito, enjoos, vômitos, confusão, convulsões e perturbações visuais. É importante que o tratamento seja interrompido e que assistência médica seja buscada para avaliar a situação.