Famox suspensão oral está indicado em adultos para o tratamento de: úlcera duodenal (DU) ativa; úlcera gástrica (GU) ativa; doença do refluxo gastroesofágico não erosiva (DRGE) sintomática; esofagite erosiva por DRGE, diagnosticada por biópsia; tratamento de condições hipersecretoras patológicas (por exemplo, síndrome de Zollinger-Ellison, neoplasias endócrinas múltiplas); redução do risco de recorrência de DU. Famox também está indicado em pacientes pediátricos com 1 ano ou mais para o tratamento de: úlcera péptica; doença do refluxo gastroesofágico com ou sem esofagite e ulcerações. Para pacientes pediátricos desde o nascimento até menos de 1 ano de idade, o medicamento é indicado para o tratamento de doença do refluxo gastroesofágico.
Como este medicamento funciona?
A famotidina é um inibidor competitivo dos receptores de histamina - 2 (H2). A principal atividade farmacológica clinicamente importante da famotidina é a inibição da secreção gástrica. Após a administração oral de famotidina em adultos, o início do efeito antissecretor ocorreu em uma hora; o efeito máximo foi dependente da dose, ocorrendo dentro de uma a três horas. A duração da inibição da secreção por doses de 20 mg e 40 mg foi de 10 a 12 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
Famox suspensão oral é contraindicado em pacientes com histórico de reações de hipersensibilidade graves (por exemplo, anafilaxia) à famotidina ou a outros antagonistas do receptor de histamina - 2.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Famox suspensão oral é contraindicada em pacientes com histórico de reações de hipersensibilidade graves (por exemplo, anafilaxia) à famotidina ou a outros antagonistas do receptor de histamina - 2. Reações adversas do sistema nervoso central (SNC), incluindo confusão, delírio, alucinações, desorientação, agitação, convulsões e letargia, foram relatadas em pacientes idosos e pacientes com insuficiência renal moderada e grave tratados com famotidina. Deve-se usar a menor dose eficaz em pacientes idosos e monitorar a função renal. Recomenda-se ajustes de dose em adultos com insuficiência renal moderada ou grave. Não há dados disponíveis para estabelecer uma dosagem segura e eficaz em pacientes pediátricos com insuficiência renal. O uso de famotidina durante a gravidez deve ser feito somente se for claramente necessário, e deve-se considerar os potenciais efeitos adversos na criança amamentada.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Este medicamento deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Após preparo da suspensão, conservar em temperatura ambiente, sendo o produto válido por 30 dias após reconstituição.
Como devo usar este medicamento?
Famox suspensão oral deve ser utilizada da seguinte maneira: primeiro, reconstitua FAMOX adicionando água filtrada no frasco. Para isso, adicione até a marca indicada no copo dosador disponível na embalagem do produto. Depois, abra o frasco contendo o pó, retire o lacre de alumínio e adicione lentamente a água filtrada. Em seguida, coloque o adaptador, feche o frasco e agite vigorosamente por 3 minutos. Encaixe a seringa no adaptador, vire o frasco de cabeça para baixo e retire a dose recomendada pelo médico, administrando-a diretamente na boca, empurrando o êmbolo até o final. Agite vigorosamente o frasco de Famox antes de cada uso e tome a suspensão oral uma vez ao dia antes de dormir ou duas vezes ao dia pela manhã.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As reações adversas do sistema nervoso central (SNC), incluindo confusão, delírio, alucinações, desorientação, agitação, convulsões e letargia, foram relatadas em pacientes idosos e em pacientes com insuficiência renal moderada e grave tratados com famotidina. É importante aconselhar os pacientes idosos e aqueles com insuficiência renal moderada e grave sobre o risco dessas reações adversas. Além disso, a malignidade gástrica concorrente deve ser considerada, já que a resposta sintomática ao tratamento com famotidina não exclui a presença de malignidade gástrica. Pacientes adultos que não apresentam a resposta ideal ou que têm recidivas sintomáticas precoces devem ser avaliados. Reações adversas no SNC e intervalos QT prolongados também foram observados em pessoas com insuficiência renal. Pacientes com insuficiência renal moderada e grave devem ser aconselhados sobre o risco de prolongamento do intervalo QT. Em caso de sintomas cardíacos, como palpitações, desmaios e tonturas, os pacientes devem relatar imediatamente ao médico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?