Este medicamento é destinado à contracepção em regime contínuo.
Como este medicamento funciona?
Feminique Conti contém dois hormônios femininos, a drospirenona (progestagênio) e o etinilestradiol (estrogênio) em pequenas concentrações, razão pela qual é considerado um contraceptivo combinado de baixa dose. Previne a gravidez por meio de diversos mecanismos, sendo que os mais importantes são a inibição da ovulação e a alteração no muco cervical (colo uterino). Também reduz a duração e a intensidade do sangramento, diminuindo o risco de anemia por deficiência de ferro. A cólica menstrual também pode se tornar menos intensa ou desaparecer completamente. Há evidências de que contraceptivos contendo doses de 0,05 mg de etinilestradiol demonstraram benefícios não contraceptivos como a diminuição de cistos nos ovários, menor frequência de gravidez fora do útero e de doenças benignas das mamas, assim como diminuição da incidência de câncer no ovário e no endométrio. A drospirenona possui propriedades especiais que produzem efeitos benéficos extraconceptivos como a prevenção do ganho de peso e outros sintomas relacionados à retenção de líquidos. Sua atividade antiandrogênica auxilia também na redução da acne e do excesso de oleosidade da pele e dos cabelos.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve usar Feminique Conti nas seguintes condições: história atual ou anterior de problemas circulatórios, especialmente os relacionados com a trombose; história atual ou anterior de derrame cerebral; história atual ou anterior de sinais indicativos de ataque cardíaco; história de enxaqueca acompanhada; diabetes mellitus com lesão de vasos sanguíneos; história atual ou anterior de inflamação do pâncreas; icterícia ou doença grave do fígado; história atual ou anterior de câncer que pode se desenvolver por causa de hormônios sexuais; mau funcionamento dos rins em casos graves; presença ou antecedente de tumor no fígado; presença de sangramento vaginal sem explicação; ocorrência ou suspeita de gravidez; reação alérgica a drospirenona, etinilestradiol ou a qualquer componente de sua formulação; amamentação. Além disso, não use Feminique Conti se você tiver hepatite C e estiver sob tratamento com o regime combinado dos medicamentos ritonavir/ombitasvir/veruprevir.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Antes de iniciar o tratamento é aconselhável uma avaliação clínica pelo seu médico, que incluirá medida de pressão arterial, exame ginecológico, das mamas e Papanicolau, se necessário. Exames complementares poderão ser solicitados a critério médico; devendo ser excluída a possibilidade de gestação. Em tratamento prolongado, recomenda-se controle médico semestral. Informe ao seu médico se você apresentar dores abdominais, não habituais, que não desapareçam espontaneamente em curto espaço de tempo, pois pode ser necessário interromper o tratamento. A medicação também deverá ser suspensa em caso de cirurgias programadas (quatro semanas antes da data prevista) ou imobilização forçada, decorrente, por exemplo, de acidentes ou operações. Se houver aumento da pressão arterial durante o tratamento, é provável que o médico peça para que você pare de usá-lo. Este medicamento é indicado para prevenção da gravidez e não protege contra infecção por vírus HIV (AIDS) ou outras doenças sexualmente transmissíveis. Nesta bula estão descritas várias situações em que se deve interromper o uso de Feminique Conti ou em que pode haver diminuição de sua eficácia. Nestas situações, você deve evitar relação sexual ou utilizar métodos adicionais contraceptivos não hormonais como, por exemplo, preservativo ou outro método de barreira. Não use os métodos de ritmo (tabelinha ou Ogino - Knaus) ou da temperatura. Antes de iniciar o tratamento, converse com o seu médico sobre os riscos e os benefícios desta terapia. Você deve falar com seu médico antes de usar este medicamento, pois o uso de contraceptivo combinado
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O medicamento Feminique Conti é um contraceptivo oral e deve ser utilizado em regime contínuo. Os comprimidos devem ser tomados diariamente, sem interrupção, para garantir a eficácia na prevenção da gravidez. A chance de ocorrência de gravidez é menor que 1,0% quando todos os comprimidos são tomados corretamente, sem nenhum esquecido. Caso um comprimido seja esquecido, a eficácia pode ser comprometida, aumentando a chance de gravidez.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você se esqueceu de usar FEMINIQUE CONTI, a chance de ocorrer gravidez aumenta a cada comprimido esquecido durante um ciclo menstrual. Não existe uma orientação específica na bula sobre o que fazer em caso de esquecimento. Recomenda-se que você consulte seu médico para orientações adequadas.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Resposta:
O medicamento Feminique Conti não deve ser usado nas seguintes condições: história atual ou anterior de problemas circulatórios, especialmente os relacionados com a trombose; história atual ou anterior de derrame cerebral; história atual ou anterior de sinais indicativos de ataque cardíaco; enxaqueca acompanhada; diabetes mellitus com lesão de vasos sanguíneos; história de inflamação do pâncreas; icterícia ou doença grave do fígado; história de câncer que pode se desenvolver por causa de hormônios sexuais; mau funcionamento dos rins em casos graves; tumor no fígado; sangramento vaginal sem explicação; suspeita de gravidez; alergia a drospirenona, etinilestradiol ou a qualquer componente da formulação; amamentação. O uso é contraindicado para pacientes com insuficiência renal ou hepática e para mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?