FENERGAN é indicado no tratamento dos sintomas das reações anafiláticas (reação rápida e progressiva a uma substância) e reações alérgicas. Graças à sua atividade antiemética (proporciona alívio de náuseas e vômitos), é utilizado também na prevenção de vômitos do pós-operatório e dos enjoos de viagens. Pode ser utilizado, ainda, na pré-anestesia e na potencialização de analgésicos, devido à sua ação sedativa (calmante).
Como este medicamento funciona?
FENERGAN pertence a um grupo de medicamentos chamados anti-histamínicos, os quais apresentam em comum a propriedade de se opor aos efeitos de uma substância natural chamada histamina que é produzida pelo organismo durante uma reação alérgica, principalmente na pele, nos vasos e nas mucosas (conjuntival, nasal, brônquica e intestinal). Os efeitos clínicos de FENERGAN são notados dentro de 20 minutos após a administração e geralmente duram de 4 a 6 horas, embora possam persistir até por 12 horas.
Quando não devo usar este medicamento?
FENERGAN não deve ser utilizado em pacientes com conhecida hipersensibilidade à prometazina ou outros derivados fenotiazínicos, ou a qualquer componente da fórmula. É contraindicado também para portadores de discrasias sanguíneas ou com antecedentes de agranulocitose com outros fenotiazínicos, em pacientes com risco de retenção urinária ligada a distúrbios uretroprostáticos e em pacientes com glaucoma de ângulo fechado. Além disso, não deve ser usado em associação ao álcool e sultoprida, e em mulheres durante a amamentação. FENERGAN é contraindicado em pacientes em coma ou sofrendo de depressão do Sistema Nervoso Central por qualquer causa, e não deve ser utilizado em menores de 2 anos de idade.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
FENERGAN deve ser evitado em pacientes com disfunção hepática ou renal, doença de Parkinson, hipotireoidismo, insuficiência cardíaca, feocromocitoma, miastenia gravis, ou hipertrofia da próstata. O uso é contraindicado em pacientes com glaucoma de ângulo fechado, agranulocitose, e em menores de 2 anos. Também é contraindicado em associação com álcool e sultoprida. Em caso de reações alérgicas, deve-se buscar atendimento médico imediato. A exposição ao sol deve ser evitada devido ao risco de fotossensibilidade. Deve-se ter cautela em caso de epilepsia, doença arterial coronariana grave, obstrução do colo da bexiga, e outros riscos associados à sedação e hipotensão. O uso deve ser feito apenas conforme orientação médica.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
FENERGAN deve ser utilizado por via oral, apenas por adultos. Os efeitos clínicos de FENERGAN são notados dentro de 20 minutos após a administração e geralmente duram de 4 a 6 horas, embora possam persistir até por 12 horas. A dosagem e a frequência devem ser determinadas pelo médico, respeitando a recomendação médica e evitando ultrapassar a dose indicada. Caso os sintomas persistam ou se agravem, uma reavaliação médica é necessária.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
FENERGAN pode causar efeitos adversos como: sensação de agressão, alucinações e hiperatividade em crianças com menos de 6 anos de idade, além de reações alérgicas que podem ser fatais, com sintomas como erupção cutânea, comichão, dificuldade em respirar, falta de ar, inchaço da face, lábios, garganta ou língua, pele fria e úmida, palpitações, tonturas, fraqueza ou desmaios. Além disso, pode ocorrer discinesia tardia e Síndrome Neuroléptica Maligna, que é uma condição grave que pode incluir aumento da temperatura do corpo, alteração do nível de consciência, aumento da contração muscular e insuficiência respiratória. Também é mencionado que a administração prolongada pode resultar em movimentos involuntários e que FENERGAN pode mascarar sinais de certas condições de saúde graves.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
O uso de FENERGAN deve ser feito apenas como recomendado, e não se deve exceder a dose recomendada. Caso ocorra a ingestão de uma quantidade maior do que a indicada, é necessário procurar ajuda médica imediatamente e, se possível, informar o médico sobre a quantidade que foi utilizada. Os sintomas de overdose podem incluir sensações de agressão, alucinações e sedação excessiva, que podem ocorrer após a ingestão de doses elevadas. Se você notar qualquer efeito adverso grave, como falta de ar, dificuldade para respirar, inchaço facial ou reações alérgicas, dirija-se imediatamente ao serviço de urgência do hospital mais próximo.