O fenofibrato é indicado para pacientes com colesterol e/ou triglicérides (tipos de gordura) aumentados no sangue, que não responderam à dieta e a outras medidas terapêuticas não medicamentosas, especialmente quando existem fatores de risco associados, como hipertensão e tabagismo. A dieta iniciada antes do tratamento deve continuar durante o uso de fenofibrato.
Como este medicamento funciona?
O fenofibrato age na redução dos níveis de colesterol e triglicérides (um tipo de gordura) no sangue. A ação deste medicamento depende de seu uso correto, conforme suas indicações e a prescrição do médico, sendo que os benefícios poderão ser observados no decorrer do tratamento. O fenofibrato tem sua ação baseada na diminuição do colesterol ruim (LDL – C), diminuição dos triglicérides e aumento do colesterol bom (HDL – C). O LDL - C favorece os processos de enrijecimento de veias e artérias, aumentando o risco cardiovascular, enquanto o HDL - C favorece os transportes das gorduras do corpo para serem consumidas pelo fígado e posteriormente eliminadas. Os efeitos do fenofibrato começam a ocorrer a partir da segunda semana de tratamento e são mantidos durante todo o tratamento.
Quando não devo usar este medicamento?
Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes: com hipersensibilidade (alergia) conhecida ao fenofibrato ou aos seus excipientes; com insuficiência hepática (alteração no funcionamento do fígado); que já tiveram reação fototóxica ou fotoalérgica (reação de sensibilização da pele durante a exposição ao sol ou a luz artificial UV) conhecida durante o tratamento com fibratos ou cetoprofeno; com pancreatite aguda ou crônica (inflamação do pâncreas); com doença da vesícula biliar; com doença renal crônica grave (distúrbio grave do funcionamento do rim); além de intolerância à galactose, deficiência de lactase ou má absorção de glucose - galactose. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má absorção de glicose - galactose.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Pode ocorrer o aumento de certas enzimas do fígado chamadas transaminases, que na maioria dos casos é transitória, leve e sem sintomas. O seu médico irá monitorar os níveis destas enzimas. Quando houver sintomas indicativos de hepatite, como por exemplo, icterícia (pele amarelada) e prurido (coceira), exames laboratoriais podem ser solicitados pelo seu médico para confirmação, e a descontinuação do tratamento com fenofibrato poderá ser considerada. Este medicamento pode causar danos ao fígado. Por isso, seu uso requer acompanhamento médico estrito e exames laboratoriais periódicos para controle. Pancreatite (inflamação do pâncreas) tem sido reportada em pacientes que ingerem fenofibrato. Seu médico poderá solicitar um monitoramento dos níveis de creatinina para verificar a função renal (funcionamento do rim) durante o tratamento com fenofibrato. Toxicidade muscular (lesões tóxicas musculares), incluindo casos muito raros de rabdomiólise (destruição das fibras musculares), tem sido reportada com a administração de fibratos ou outros agentes redutores de lipídios. Há incidência do aumento dessas desordens no caso de hipoalbuminemia (pouca quantidade de albumina no sangue) e insuficiência renal (mau funcionamento dos rins). <
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O fenofibrato deve ser utilizado por pacientes com colesterol e/ou triglicérides aumentados no sangue, que não responderam à dieta e a outras medidas terapêuticas não medicamentosas. É importante que a dieta iniciada antes do tratamento continue durante o uso de fenofibrato. A ação deste medicamento começa a ser observada a partir da segunda semana de tratamento. O uso deve seguir as indicações e a prescrição do médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O fenofibrato pode causar aumento de certas enzimas do fígado, danos ao fígado, pancreatite (inflamação do pâncreas), e toxicidade muscular, incluindo rabdomiólise (destruição das fibras musculares). Sintomas como icterícia (pele amarelada), prurido (coceira), mialgias (dores musculares), miosite (fadiga e inflamação muscular), cãibras musculares, e fraqueza devem ser relatados ao médico. O uso do fenofibrato requer acompanhamento médico estrito e exames laboratoriais periódicos para controle dos efeitos colaterais.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?