Fisioton é um medicamento tradicional à base da planta Rhodiola rosea para alívio temporário de sintomas de estresse, como fadiga e sensação de fraqueza.
Como este medicamento funciona?
Fisioton é um produto tradicional fitoterápico derivado do extrato das raízes e rizomas da planta Rhodiola rosea L., utilizado para alívio temporário de sintomas de estresse, como fadiga e sensação de fraqueza. É tradicionalmente utilizada em vários países europeus com o objetivo de reduzir a fadiga e contribuir para aumentar a capacidade de trabalho físico e mental, proporcionando um melhor equilíbrio do organismo para se adequar às situações que acarretam maior desgaste, tais como exercícios físicos intensos e atividade mental excessiva.
Quando não devo usar este medicamento?
Fisioton não deve ser utilizado em crianças e adolescentes menores de 18 anos. Também é contraindicado para pacientes com histórico conhecido de alergia aos seus componentes. Aqueles com doenças cardíacas ou em uso de medicações para distúrbios psiquiátricos ou cardiovasculares devem evitar o uso sem orientação médica. É contraindicado para mulheres grávidas ou amamentando. Pacientes com funções prejudicadas dos rins ou fígado só devem usar com orientação médica. Adicionalmente, o uso concomitante com medicamentos anticoagulantes e aqueles para tratamento de doenças do coração deve ser avaliado por um médico.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Fisioton é um medicamento seguro e bem tolerado, normalmente não causando efeitos colaterais significativos. No entanto, em raras ocasiões, podem ocorrer queixas de agitação, dificuldade para dormir e irritabilidade. Caso sintomas como palpitações, dor de cabeça, tremores ou alterações de comportamento ocorram, recomenda-se consultar o médico antes do prosseguimento do tratamento. Em pacientes com funções prejudicadas dos rins ou fígado, não se recomenda a utilização desse medicamento, salvo orientação médica em contrário. Além disso, deve-se tomar cuidado ao usar medicações para tratamento de doenças do coração, e recomenda-se o rigoroso seguimento das orientações médicas ao iniciar o uso de Fisioton em combinação com outros medicamentos que atuam sobre o sistema nervoso central ou que influenciam o coração. Mulheres grávidas ou amamentando não devem utilizar este produto, pois não há estudos que assegurem segurança nessas situações. Este medicamento não deve ser utilizado por período superior ao indicado, ou continuamente, a não ser por orientação de profissionais de saúde.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 °C a 30 °C). Proteger da luz e umidade. Desde que respeitados os cuidados de armazenamento, o medicamento apresenta uma validade de 24 meses a contar da data de sua fabricação. Para sua segurança, guarde o produto na embalagem original. ESTE PRODUTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Como devo usar este medicamento?
Esse medicamento não deve, em nenhuma hipótese, ser utilizado por outra via que não seja através da administração oral. Fisioton deve ser ingerido por via oral, junto com um pouco de água. A dose habitual para adultos maiores de 18 anos é de 1 comprimido ao dia de 400 mg. Se os sintomas persistirem por até 2 semanas durante o uso do medicamento, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você esquecer de usar o Fisioton, recomenda-se que tome o comprimido assim que lembrar, a não ser que esteja próximo do horário da próxima dose. Nesse caso, não tome uma dose dupla para compensar a dose esquecida. Se os sintomas persistirem por até 2 semanas durante o uso do medicamento, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento FISIOTON é normalmente bem tolerado e não causa efeitos colaterais significativos. Entretanto, em raras ocasiões, podem ocorrer queixas de agitação, dificuldade para dormir e irritabilidade. Em casos de palpitações, dor de cabeça, tremores ou alterações de comportamento, recomenda-se consultar um médico antes de prosseguir com o tratamento. É importante ressaltar que não deve ser utilizado por menores de 18 anos, e pessoas com histórico de alergia a componentes do produto devem evitá-lo. Além disso, o uso em pacientes com doenças cardíacas, distúrbios psiquiátricos ou em tratamento com anticoagulantes e outros medicamentos para doenças do coração deve ser feito com cautela e sob orientação médica.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não exceda as doses recomendadas. Se os sintomas não apresentarem melhora, consulte o médico para adequada orientação. Caso ocorram sintomas como palpitações, dor de cabeça, tremores ou alterações de comportamento, recomenda-se consultar o médico antes do prosseguimento do tratamento.