Flutivate ® creme é indicado para o alívio de manifestações inflamatórias e pruriginosas (que coçam) de alguns tipos de dermatoses (doenças da pele) sensíveis a corticosteroides. Esta formulação é utilizada para dermatite atópica, erupções cutâneas devido à alergia ou a uma substância que irrita a pele (dermatite de contato irritativa ou alérgica), psoríase, e para a redução do risco de recidiva de dermatite atópica recorrente crônica, após tratamento eficaz de um episódio agudo. Para bebês e crianças, o creme é usado na dermatite que não responda a corticosteroides de potência mais leve.
Como este medicamento funciona?
O propionato de fluticasona é um glicocorticoide com alta potência anti-inflamatória tópica (local). Portanto, age proporcionando alívio para inflamações de pele sensíveis a corticosteroides. O tempo estimado para o início da ação de Flutivate é de uma semana.
Quando não devo usar este medicamento?
O uso de Flutivatecreme não é indicado no tratamento de doenças de pele em crianças com menos de 1 ano de idade, incluindo inflamações da pele e assaduras de fralda. Este medicamento não deve ser usado nos seguintes casos: infecção de pele não tratada (a menos que a infecção esteja sendo tratada com um medicamento anti-infeccioso, ao mesmo tempo); rosácea; acne; dermatite perioral; coceira na pele que não está inflamada; coceira ao redor do ânus ou nos genitais. Este medicamento é contraindicado para menores de 1 ano de idade.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Flutivate ® creme deve ser usado com cautela em pacientes com história de hipersensibilidade local aos corticosteroides ou a qualquer um dos excipientes presentes na formulação. Se você responder SIM a alguma das perguntas abaixo, avise ao seu médico antes de usar este medicamento:
- Você está grávida ou pretende ficar grávida?
- Você está amamentando?
- Já lhe disseram que você é alérgico a formaldeído? Manifestações de hipercortisolismo (Síndrome de Cushing) e supressão reversível do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal podem ocorrer em alguns indivíduos. Se alguma das manifestações acima forem observadas, informe imediatamente ao seu médico, interrompa o uso do medicamento aos poucos, diminuindo a quantidade de vezes que você o aplica, ou substituindo por um corticosteroide menos potente, conforme orientação médica. A interrupção repentina do tratamento pode resultar em insuficiência glicocorticoide. Fatores de risco para aumento dos efeitos sistêmicos incluem a potência e a formulação do esteroide tópico, duração da exposição, aplicação em área de grande extensão, uso em áreas oclusivas da pele, entre outros. Alterações visuais e risco de infecções devem ser monitorados, especialmente em crianças. O uso do medicamento deve ser supervisionado em dermatite ao redor de úlcera crônica.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
O Flutivate deve ser utilizado dermatologicamente, aplicando uma quantidade suficiente sobre a área afetada da pele, geralmente de 1 a 2 vezes ao dia, conforme orientação do seu médico. É importante evitar a aplicação prolongada em regiões como o rosto, e não deve ser utilizado em crianças com menos de 1 ano de idade ou em casos de infecções de pele não tratadas.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de Flutivate pode levar a manifestações de hipercortisolismo (Síndrome de Cushing) e supressão reversível do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, que podem resultar em insuficiência glicocorticoide. Além disso, o uso prolongado sobre o rosto é indesejado e pode causar alterações atróficas. Se aplicado nas pálpebras, há risco de catarata e glaucoma. Em bebês e crianças menores de 12 anos, o tratamento contínuo pode levar a insuficiência na glândula adrenal. O uso em áreas oclusivas da pele pode aumentar o risco de infecções, e o excipiente imiduréia pode causar sensibilização alérgica ou irritação após contato com a pele. Alterações visuais e reações de hipersensibilidade local também podem ocorrer. É importante evitar fumar ou se aproximar de chamas expostas durante o uso, pois aumenta o risco de queimaduras.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de Flutivate, é importante informar imediatamente ao médico. Manifestações de hipercortisolismo (Síndrome de Cushing) e supressão reversível do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal podem ocorrer, levando à insuficiência glicocorticoide. Interromper o uso do medicamento aos poucos e, se necessário, substituir por um corticosteroide menos potente deve ser feito sob orientação médica.