FOLIFOLIN é indicado na prevenção de malformações no sistema nervoso fetal. A administração de 5 mg de ácido fólico diminui a ocorrência e recorrência de malformações fetais em mulheres com risco moderado e alto para nascimentos com DTN (defeito no tubo neural).
Como este medicamento funciona?
FOLIFOLIN ® é uma vitamina essencial na multiplicação celular de todos os tecidos, já que participa da formação do DNA (ácido que contém toda a informação genética de cada indivíduo) e que é necessário para a divisão celular (processo no qual uma célula divide-se em duas ou quatro células, em que cada uma contém todo o material genético – DNA).
Quando não devo usar este medicamento?
FOLIFOLIN ® não deve ser utilizado em pacientes com hipersensibilidade (alergia) ao ácido fólico ou outro componente da fórmula; em pessoas que tenham anemia perniciosa (baixa quantidade de células vermelhas no sangue pela deficiência de vitamina B12), pois o ácido fólico pode mascarar os sintomas dessa doença. FOLIFOLIN ® não deve ser utilizado nos casos de doenças hepáticas graves com distúrbio da coagulação. Este medicamento não deve ser usado por pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose e é contraindicado para crianças.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
FOLIFOLIN ® não é terapia apropriada para anemia perniciosa causada por deficiência de vitamina B12. O aparecimento de coloração amarela na urina é decorrente da eliminação do próprio medicamento e não deve causar preocupação ao paciente. Doses elevadas (acima de 15 mg/dia) podem comprometer a absorção intestinal do zinco e estão relacionadas com o surgimento de reações adversas. É um medicamento importante na gestação; informe ao médico sobre a ocorrência de gravidez durante o tratamento ou após o término, e também se estiver amamentando. O uso deve ser criterioso durante a lactação, dependendo da avaliação do médico. Recomenda-se cuidado para pacientes acima de 65 anos e interações com medicamentos e doenças devem ser observadas.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Armazenar em temperatura ambiente (de 15 °C a 30 °C). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar este medicamento?
Deve-se ingerir 1 comprimido de 5 mg, via oral, 1 vez ao dia. Na prevenção de malformações do tubo neural, o tratamento deve ser iniciado antes da concepção, administrando-se 1 comprimido de FOLIFOLIN5 mg diariamente em mulheres que planejam engravidar, prolongando o uso até o período de 12 semanas de gestação. A posologia pode ser alterada a critério médico, não devendo ultrapassar a dose máxima de 15 mg/dia de ácido fólico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Tome a dose assim que se lembrar dela. Entretanto, se estiver próximo o horário da dose seguinte, salte a dose esquecida e continue o tratamento conforme orientação do . Não utilize o dobro da dose para compensar uma dose esquecida. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento é bem tolerado, entretanto podem ocorrer algumas reações adversas: reações alérgicas, doença pulmonar broncoespástica, eritema (vermelhidão na pele em consequência de uma inflamação), prurido (coceira) na pele, rash cutâneo (vermelhidão na pele). Também podem ocorrer desconforto gástrico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se ocorrer a ingestão acidental ou proposital de uma dose muito grande deste medicamento (doses superiores a 15 mg por dia), suspenda a medicação e procure um . Você pode sentir os seguintes sintomas: distúrbios gastrointestinais como náusea (enjoo), vômito, distensão abdominal, flatulência e alteração de paladar, distúrbios cutâneos como reações alérgicas, distúrbios do sistema nervoso como alteração do padrão do sono, irritabilidade, confusão mental, e aumento da frequência de tonturas. O excesso de ácido fólico pode levar à diminuição da absorção de zinco pelo organismo.