• Home
  • Bulas
  • Fosfato De Sitagliptina 100mg com 30 Comprimidos Revestidos NEO Quimica Generico

Fosfato De Sitagliptina 100mg com 30 Comprimidos Revestidos NEO Quimica Generico

  • Fabricante: Brainfarma Indústria Química E Farmacêutica S.A - 05161069000110
  • Categoria: Diabetes
  • Princípio ativo: Sitagliptina
  • Forma:
Baixar bula:
Bula do paciente
  • Para que este medicamento é indicado?

    Seu médico prescreveu fosfato de sitagliptina para ajudar a reduzir seus níveis de açúcar no sangue, que estão aumentados por causa do diabetes tipo 2. O fosfato de sitagliptina pode ser utilizado isoladamente ou em combinação com alguns outros medicamentos que diminuem os níveis de açúcar no sangue e deverá ser associado à dieta e a um programa de exercícios que seu médico lhe recomendará.

  • Como este medicamento funciona?

    O fosfato de sitagliptina pertence a uma classe de medicamentos denominados inibidores da DPP-4 (inibidores da dipeptidil peptidase-4) que reduz os níveis de açúcar no sangue em pacientes com diabetes mellitus tipo 2. Ele ajuda a melhorar os níveis de insulina após as refeições e diminui a quantidade de açúcar produzida pelo organismo. O medicamento age quando os níveis de açúcar no sangue estão altos, especialmente após uma refeição, e também reduz os níveis de açúcar no sangue entre as refeições. É improvável que cause hipoglicemia, pois não age quando os níveis de açúcar no sangue já estão baixos.

  • Quando não devo usar este medicamento?

    Você não deve tomar fosfato de sitagliptina se: for alérgico a qualquer um dos seus ingredientes.

  • O que devo saber antes de usar este medicamento?

    As mulheres grávidas ou que pretendem engravidar devem consultar seu médico antes de tomar fosfato de sitagliptina. O uso de fosfato de sitagliptina não é recomendado durante a gravidez. Ainda não se sabe se fosfato de sitagliptina passa para o leite materno, por isso você não deve usar fosfato de sitagliptina se estiver amamentando ou se planeja amamentar. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Para crianças, fosfato de sitagliptina não é eficaz em crianças e adolescentes de 10 a 17 anos e não foi estudado em crianças com menos de 10 anos. Em relação aos idosos, fosfato de sitagliptina demonstrou boa ação e foi bem tolerado, não sendo necessário ajuste de dose com base na idade. Informe ao seu médico se você apresenta ou já apresentou: diabetes tipo 1, cetoacidose diabética, problemas renais ou outros problemas clínicos, ou uma reação alérgica a fosfato de sitagliptina.

  • Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Conservar em temperatura ambiente (entre 15°C à 30°C). Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

  • Como devo usar este medicamento?

    Administre o fosfato de sitagliptina exatamente como seu médico prescreveu. A dose recomendada deve ser tomada da seguinte maneira: 1 comprimido de 100 mg, uma vez ao dia, por via oral, com ou sem alimentos. Seu médico poderá orientar uma dose mais baixa, caso você apresente problemas renais. É importante seguir a dieta e o programa de exercícios recomendados para melhorar a utilização do açúcar no sangue. Continue a tomar fosfato de sitagliptina pelo tempo prescrito, respeitando os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem conhecimento do seu médico.

  • O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Se esquecer uma dose, tome-a assim que lembrar. Caso não se lembre até o horário da próxima dose, pule a dose esquecida e continue tomando a dose usual. Não tome uma dose em dobro de fosfato de sitagliptina.

  • Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O fosfato de sitagliptina pode causar alguns males, como casos de inflamação do pâncreas (pancreatite), que pode ser grave ou até fatal. Os pacientes devem estar atentos a sintomas como dore estomacal forte e persistente, com ou sem vômitos, pois isso pode indicar pancreatite. Além disso, foram relatados casos de reações na pele, como penfigoide bolhoso, que pode exigir tratamento hospitalar. Se o paciente desenvolver bolhas ou erosão na pele, ele deve informar ao médico e pode precisar interromper o uso do medicamento.

  • O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não informado na bula.