Frontal ® (alprazolam) é indicado no tratamento de transtornos de ansiedade. Também é indicado no tratamento dos transtornos de ansiedade associados a outras condições, como a abstinência ao álcool e no tratamento do transtorno do pânico, com ou sem agorafobia.
Como este medicamento funciona?
Frontal ® contém alprazolam, um medicamento da classe dos benzodiazepínicos que atuam no sistema nervoso central. A maneira como Frontal ® age não é totalmente conhecida. De forma geral, todos os benzodiazepínicos causam uma diminuição em várias funções do sistema nervoso central relacionado também à dose, que pode ir desde um comprometimento leve dos reflexos e desempenho diário até o sono provocado ou quadro de sedação. Após administração oral, alprazolam é rapidamente absorvido. A concentração máxima do medicamento no organismo ocorre 1 h ou 2 h após a administração. No tratamento de transtornos de ansiedade, a ação de Frontal ® no alívio dos sintomas foi rápida, podendo trazer efeito dentro de 1 h a 2 h após a administração em adultos saudáveis.
Quando não devo usar este medicamento?
Se você alguma vez já apresentou reação alérgica ao alprazolam, a outros benzodiazepínicos, ou a qualquer componente da fórmula do produto, não use Frontal ®. Frontal ® também não deve ser usado caso você tenha miastenia gravis (uma doença de nervos e músculos que resulta em fraqueza muscular) ou glaucoma de ângulo estreito agudo (aumento da pressão dentro dos olhos). Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos de idade. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Recomenda-se que a dosen de Frontal seja limitada à menor dose eficaz. Portanto, não aumente a dose prescrita sem consultar seu médico, mesmo se você achar que o medicamento não está mais fazendo efeito. A redução da dose deve ser feita sob supervisão rigorosa e deve ser gradual. Os sintomas relacionados à interrupção repentina do medicamento incluem desde leve disforia (alterações de ânimo e irritabilidade) e insônia até um conjunto de sintomas mais importantes, que inclui cãibras musculares, cólicas abdominais, vômitos, sudorese (suor excessivo), tremores e convulsões (ataques epilépticos). Podem ocorrer também crises epilépticas (ataques epilépticos repetidos). Se você tem problemas nos rins ou no fígado seu médico deve acompanhar seu tratamento adequadamente tomando os devidos cuidados. Habituação (condição relacionada ao consumo repetido de um medicamento, observando-se o desejo de continuar seu uso, mas com pouca ou nenhuma tendência a aumentar a dose) e dependência emocional/física podem ocorrer com benzodiazepínicos, inclusive com Frontal. Há relatos de mortes relacionadas à superdosagem quando Frontal é utilizado com outros
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Frontal ® deve ser adequadamente armazenado e descartado quando não utilizado. Não há informações específicas sobre as condições de armazenamento, por isso, recomenda-se seguir as orientações padrão para medicamentos: manter em local fresco, seco e ao abrigo da luz. Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
Recomenda-se que a dose de Frontal ® seja limitada à menor dose eficaz. Portanto, não aumente a dose prescrita sem consultar seu médico, mesmo se você achar que o medicamento não está mais fazendo efeito. A redução da dose do medicamento deve ser feita sob supervisão rigorosa e deve ser gradual.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de Frontal pode causar habituação e dependência emocional/física, especialmente com doses maiores e uso prolongado. Os sintomas relacionados à interrupção repentina do medicamento incluem disforia, insônia, cãibras musculares, cólicas abdominais, vômitos, sudorese, tremores e convulsões. Também podem ocorrer crises epilépticas. Adicionalmente, o uso de Frontal deve ser cuidadoso em pacientes com tendência a sintomas depressivos, pois pode estar associado a suicídio em casos de transtornos de pânico e depressão. O medicamento pode provocar tontura, desmaios ou perda da consciência, aumentando o risco de quedas ou acidentes. O uso concomitante com álcool ou outros depresores do sistema nervoso central é contraindicado devido ao risco de sedação profunda, diminuição da respiração e morte.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de Frontal, deve-se informar imediatamente o médico e garantir que o tratamento seja acompanhado adequadamente, pois há relatos de mortes relacionadas à superdosagem quando o Frontal é utilizado com outros depresores do sistema nervoso central.