Frontal ® (alprazolam) é indicado no tratamento de transtornos de ansiedade. Frontal ® não deve ser administrado como substituição ao tratamento apropriado de psicose. Os sintomas de ansiedade podem incluir tensão, medo, apreensão, irritabilidade, insônia e outras manifestações corporais. Além disso, Frontal ® também é indicado no tratamento dos transtornos de ansiedade associados a outras condições, como a abstinência ao álcool e no tratamento do transtorno do pânico, com ou sem agorafobia.
Como este medicamento funciona?
Frontal ® contém alprazolam, um medicamento da classe dos benzodiazepínicos que atuam no sistema nervoso central. A maneira como Frontal ® age não é totalmente conhecida. De forma geral, todos os benzodiazepínicos causam uma diminuição em várias funções do sistema nervoso central relacionado também à dose, que pode ir desde um comprometimento leve dos reflexos e desempenho diário até o sono provocado ou quadro de sedação. Após administração oral, alprazolam é rapidamente absorvido, e a concentração máxima do medicamento no organismo ocorre de 1 a 2 horas após a administração. No tratamento de transtornos de ansiedade, a ação de Frontal ® no alívio dos sintomas foi rápida, podendo trazer o efeito dentro de 1 a 2 horas após a administração em adultos saudáveis.
Quando não devo usar este medicamento?
Frontal ® não deve ser administrado se você alguma vez já apresentou reação alérgica ao alprazolam, a outros benzodiazepínicos, ou a qualquer componente da fórmula do produto. Também é contraindicado caso você tenha miastenia gravis ou glaucoma de ângulo estreito agudo. Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos e não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Recomenda-se que a dose de Frontal ® seja limitada à menor dose eficaz. Portanto, não aumente a dose prescrita sem consultar seu médico, mesmo se você achar que o medicamento não está mais fazendo efeito. A redução da dose do medicamento deve ser feita sob supervisão rigorosa e deve ser gradual. Os sintomas relacionados à interrupção repentina do medicamento incluem desde leve disforia e insônia até um conjunto de sintomas mais importantes, como cãibras musculares, cólicas abdominais, vômitos, sudorese, tremores e convulsões. Pode ocorrer também crises epilépticas. Se você tem problemas nos rins ou no fígado, seu médico deve acompanhar seu tratamento adequadamente. Habituação e dependência emocional/física podem ocorrer com benzodiazepínicos, incluindo com Frontal ®, e o risco de dependência aumenta com doses maiores e uso prolongado. O uso de Frontal ® pode levar a sedação profunda e morte quando associado a outros depressivos do sistema nervoso central. O uso de Frontal ® deve ser realizado com cuidado em pacientes com tendência suicida e gravemente deprimidos, assim como em caso de depressão associada a transtornos do pânico.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Frontal deve ser adequadamente armazenado e descarregado quando não utilizado.
Como devo usar este medicamento?
A dose de Frontal ® deve ser limitada à menor dose eficaz. Não aumente a dose prescrita sem consultar seu médico, mesmo se você achar que o medicamento não está mais fazendo efeito. A administração de Frontal ® é indicada para uso oral em adultos acima de 18 anos de idade. Para reduzir a dose do medicamento, isso deve ser feito sob supervisão rigorosa e deve ser gradual. É importante não consumir bebidas alcoólicas durante o tratamento e evitar o uso de outros remédios que diminuam o funcionamento do sistema nervoso central.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Se você esquecer de usar Frontal, tome a dose assim que se lembrar. Se estiver perto da hora da próxima dose, não tome a dose esquecida, apenas continue com o esquema habitual. Não tome uma dose dupla para compensar a dose忘忘ida.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
Os possíveis males que este medicamento pode causar incluem tontura, desmaios ou perda da consciência, expondo o paciente a quedas ou acidentes. Além disso, há o risco de habitação e dependência emocional/física associados ao uso de benzodiazepínicos, o que pode aumentar com doses maiores e uso prolongado. A interrupção repentina do medicamento pode levar a sintomas como disforia, insônia, cãibras musculares, cólicas abdominais, vômitos, sudorese, tremores e até convulsões. Em casos de superdosagem, principalmente quando combinado com outros depressores do sistema nervoso central, pode ocorrer até morte.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada de Frontal, o risco de dependência aumenta, e podem ocorrer mortes relacionadas à superdosagem quando Frontal é utilizado com outros depresores do sistema nervoso central (SNC), incluindo opioides, outros benzodiazepínicos e álcool. Portanto, é fundamental procurar imediatamente assistência médica.