Galvus ® é um medicamento usado para tratar pacientes com diabetes mellitus tipo 2, cuja condição não pode ser controlada pela dieta e exercício sozinhos. Ele ajuda a controlar os níveis sanguíneos de açúcar. Tais medicamentos são conhecidos como antidiabéticos orais. Galvus ® é indicado em combinação com insulina (com ou sem metformina), apenas quando uma dose estável de insulina, aliado à dieta e exercício físico, não resulta em controle glicêmico adequado.
Como este medicamento funciona?
O diabetes mellitus tipo 2 se desenvolve quando o corpo não produz quantidade suficiente de insulina ou se a insulina produzida não funciona adequadamente. Além disso, pode ocorrer quando o corpo produz muito glucagon. O glucagon é uma substância que induz a produção de açúcar pelo fígado, causando o aumento do nível de açúcar no sangue. O Galvus® atua fazendo o pâncreas produzir mais insulina e menos glucagon, ajudando a controlar os níveis sanguíneos de açúcar. É importante que o paciente continue a seguir a dieta e/ou exercício recomendados enquanto estiver em tratamento com Galvus®.
Quando não devo usar este medicamento?
Não tome Galvus ® se você for alérgico (hipersensível) à vildagliptina ou a qualquer outro excipiente de Galvus ®. Além disso, Galvus ® não é um substituto da insulina e não deve ser utilizado para o tratamento de diabetes mellitus tipo 1 ou para o tratamento de cetoacidose diabética. Se você tiver problemas no rim, no fígado ou insuficiência cardíaca, seu médico irá decidir se o prescreverá ou não.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Galvus® deve ser utilizado com cuidado se você tem problemas no rim, problemas no fígado ou insuficiência cardíaca. É importante ressaltar que Galvus® não é um substituto da insulina, não deve ser utilizado para tratar diabetes mellitus tipo 1 ou cetoacidose diabética. Caso tenha qualquer dessas condições, converse com seu médico antes de iniciar o tratamento. Monitoramento regular é necessário, incluindo testes de nível de açúcar no sangue e funções hepáticas. Galvus® pode ser administrado com ou sem refeições. O uso de Galvus® em crianças e adolescentes não é recomendado, e mulheres grávidas ou amamentando devem discutir com o médico sobre os riscos potenciais do uso. Pacientes que sentirem tontura devem evitar dirigir ou operar máquinas. Informe ao seu médico sobre qualquer outro medicamento sendo utilizado.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Mantenha Galvus ® em temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C) e protegido da umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Como devo usar este medicamento?
Para usar Galvus, siga cuidadosamente todas as instruções dadas pelo seu médico, mesmo se forem diferentes das informações contidas nessa bula. Galvus deve ser tomado pela manhã (50 mg uma vez ao dia) ou pela manhã e à noite (50 mg duas vezes ao dia). Os comprimidos devem ser engolidos inteiros com um copo de água. A dose usual é de 50 mg ou 100 mg por dia, com o limite máximo diário de 100 mg.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O uso de Galvus pode ter alguns riscos associados. Não tome Galvus se você for alérgico à vildagliptina ou a qualquer outro excipiente do medicamento. Existem cuidados especiais que devem ser seguidos, como se você tem problemas no rim, no fígado, ou sofre de insuficiência cardíaca. O medicamento pode causar danos ao fígado, portanto, é necessário acompanhamento médico e exames laboratoriais periódicos para controle. Há também a possibilidade de hipoglicemia quando administrado em combinação com sulfonilureia ou com insulina. Caso sinta dores de estômago fortes e persistentes com ou sem vômito, pode ser sinal de pancreatite aguda, e será necessário interromper o uso e consultar seu médico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?
Não tome mais Galvus ® do que o seu médico prescreveu. O limite máximo diário de administração é 100 mg por dia. Se você tomou uma quantidade maior do que a indicada, entre em contato com seu médico imediatamente.