Galvus Met ® é um medicamento utilizado para o tratamento do diabetes mellitus tipo 2. Ele ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue e é prescrito junto com a diet e o exercício em pacientes já tratados com vildagliptina e cloridrato de metformina em comprimidos separados ou em casos onde a condição não está adequadamente controlada. Pode ser utilizado como primeiro tratamento para diabetes em pacientes que não tenham controle suficiente apenas com diet e exercício físico, desde que apresentem HbA1c acima de 6,5%. Também é usado em combinação com sulfonilureia ou como complemento à insulina para melhorar o controle glicêmico.
Como este medicamento funciona?
O diabetes mellitus tipo 2 desenvolve-se quando o corpo não produz quantidade suficiente de insulina ou se a insulina produzida pelo seu corpo não funciona adequadamente. Galvus Met atua fazendo o pâncreas produzir mais insulina e menos glucagon (efeito da vildagliptina) e também ajudando o corpo a utilizar melhor a insulina que produz (efeito do cloridrato de metformina). Galvus Met ajuda a controlar os níveis sanguíneos de açúcar.
Quando não devo usar este medicamento?
Não tome Galvus Met se você for alérgico (hipersensível) à vildagliptina, ao cloridrato de metformina ou a qualquer outro excipiente de Galvus Met; se você tem a função renal gravemente reduzida; se você teve recentemente um ataque do coração, tem insuficiência cardíaca ou tem problemas circulatórios graves, incluindo choque ou dificuldades respiratórias; se você tem ou teve complicações sérias com o seu diabetes, como cetoacidose diabética ou coma diabético. Se algum desses itens se aplicar a você, não tome Galvus Met e procure seu médico.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Siga cuidadosamente todas as instruções dadas a você pelo seu médico mesmo se forem diferentes das informações contidas nessa bula. Tome cuidados especiais com Galvus Met:
Galvus Met não é um substituto da insulina. Você não deve, portanto, receber Galvus Met para o tratamento do diabetes mellitus tipo 1 nem para o tratamento de uma condição chamada cetoacidose diabética.
Se você for submetido a uma operação sob anestesia geral, você deve parar de tomar Galvus Met por alguns dias, antes e depois do procedimento. Seu médico irá decidir quando você deve parar e quando você deve reiniciar o tratamento com Galvus Met.
Se você for submetido a exames radiológicos com o uso de contraste, você deve parar o tratamento com Galvus Met antes ou no dia e nos próximos dias que se seguem à realização deste procedimento.
Se você estiver tomando algum medicamento para o tratamento de angina ou infecção por HIV ou câncer de tireoide.
Se você toma álcool excessivamente.
Se você tem problemas no fígado ou rim.
Existe uma possibilidade de hipoglicemia quando o produto for administrado em combinação com sulfonilureia ou com insulina.
Se você sofre de uma doença geneticamente herdada que afeta as mitocôndrias, como a síndrome MELAS ou diabetes e surdez hereditárias maternas (MIDD).
Se você sentir
Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Não informado na bula.
Como devo usar este medicamento?
É recomendado que você tome seus comprimidos de Galvus Met ® com ou logo após as refeições. Isso reduzirá as chances de sentir desconforto no estômago.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Não informado na bula.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O medicamento Galvus Met pode causar alguns males, como nausea, vômito grave, dor abdominal, tontura, batimento cardíaco irregular ou respiração acelerada que podem estar associados à acidose lática, uma condição grave. Também pode haver sintomas de baixo nível de açúcar no sangue, como náusea, fraqueza, tontura, tremor ou dor de cabeça. Em caso de dores de estômago fortes e persistentes, pode ocorrer pancreatite. É importante entrar em contato com um médico se apresentar tais sintomas.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste
medicamento?